Saiba de mais detalhes do que o iTunes 10.0.1 trouxe com relação à Ping

Logo da Ping

No sábado falamos rapidamente das novidades do iTunes 10.0.1, mas convém nos determos mais demoradamente nas melhorias que essa atualização trouxe para a rede social musical da Apple — principalmente porque agora ela está realisticamente usável.

Publicidade

Barra lateral do Ping

A primeira adição, conforme já desconfiávamos por causa dos termos de uso atualizados da iTunes Store, foi a barra lateral do Ping, que substitui a do Genius. Com ela, atualizações dos seus amigos e de artistas que você segue ficam acessíveis em qualquer ponto da sua biblioteca, com opções de comentar/gostar com um clique. Faixas aparecem como recomendações de compra nesta barra lateral — afinal de contas, o iTunes ainda é uma loja, né?

Talvez a melhor/pior das adições tenha sido o botão Ping que agora aparece ao lado do título da faixa que está tocando ou que esteja selecionada: ele invoca um menu que dá opções ligadas à rede social e à iTS. Com dois cliques é possível “gostar” de uma música, publicar uma mensagem sobre ela ou então ir direto à seção da loja relacionada à faixa, ao artista, estilo ou álbum (esta última opção não aparece na nova visualização Album List, talvez por causa de um bug).

Menu do botão Ping Janela de mensagem do PIng

Se você não tem paciência para esse botãozinho (o que é compreensível, já que o Ping nem ao menos está disponível oficialmente para brasileiros), não tema: basta usar o Terminal do Mac OS X. Abra o utilitário, cole a seguinte linha de código e pressione Enter:

[code lang=”cpp”]defaults write com.apple.iTunes hide-ping-dropdown 1[/code]

Publicidade

Pronto, o botão vai sumir. Caso se arrependa, repita o procedimento trocando o 1 por 0.

Apenas um “problema” persiste: se você quiser compartilhar uma música que não está no catálogo da iTS usando o Ping, ocorre um erro. “Mas que músicas não estão na loja da Apple?!”, você pode perguntar. Qualquer uma dos Beatles, por exemplo, ou de artistas estrangeiros, obscuros, independentes… Enfim, vai depender um pouco do seu gosto e da constituição de sua biblioteca se isso é realmente um problema.

Publicidade

Com essas novidades, a Apple deixa claro que vai manter esse rumo e tornar sua loja de músicas a mais social possível. Infelizmente o Ping não está disponível no Brasil, já que não temos uma iTunes Music Store, mas acredito que não demora e a Maçã expande sua rede social para… a App Store, à qual temos acesso.

Achou que eu ia dizer que a Music Store ia chegar aqui logo? 😛 Eu posso ser otimista, mas nem tanto. Enfim, o que você achou dessa atualização? Deixe uma opinião nos comentários! 😉

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…