Diversos usuários continuam sem conseguir ativar FaceTime em iPhones 4 comprados no Brasil

iPhone 4 rodando o FaceTime

Nas duas vezes, foi a mesma história: Claro e Vivo, em duas oportunidades diferentes, afirmaram publicamente que já teriam corrigido os problemas de ativação do FaceTime em iPhones 4 brasileiros, mas a repercussão disso nos comentários de ambos os artigos mostrou que não é bem assim.

FaceTime no iPhone 4 - Garotinho comemorando aniversário

Todas continuam enfrentando dificuldades semelhantes, enviando informações desconexas a clientes e adiando constantemente as datas previstas para normalização do serviço. Conforme observamos, também, clientes que tiverem SMS indevidas cobradas em suas contas devem abrir reclamações em suas respectivas operadoras para terem todos os custos abatidos, por menores que forem.

Ontem à noite, recebemos informações e realizamos testes que comprovam que o problema atinge somente determinados prefixos de telefones celulares. Alguns passam normalmente pelo servidor de envio da SMS internacional das operadoras e recebem a resposta com luz verde, ativando o FaceTime. Outros somente enviam, mas nunca obtêm o ok de volta.

Para comprovar isso, verifique com conhecidos seus, que estejam com iPhones 4 na mesma operadora, se os números deles têm os mesmos prefixos que o seu. Se um telefone começar com 9975, hipoteticamente, e estiver com o FaceTime ativo, é bem provável que o seu seja bem diferente — algo como 8832, por exemplo. Segundo apuramos, os que estão nas mesmas faixas de prefixos conseguem ativar o serviço sem problemas.

A Claro afirma que esta informação procede e declara:

A Claro informa que alguns clientes não estão conseguindo ativar o FaceTime. Nossa equipe de operações e especialistas está analisando os casos, e teremos uma solução para essa funcionalidade o mais breve possível.

Ela também publicou um post rápido com perguntas e respostas frequentes sobre o iPhone 4 em seu blog oficial — vale dar uma conferida.

Já a TIM nos deu, hoje pela manhã, uma resposta meio sem pé nem cabeça:

A TIM informa que para o uso correto do FaceTime do iPhone 4 é necessário que o cliente esteja em uma área com total cobertura Wi-Fi. A empresa esclarece ainda que está analisando junto com o fabricante do aparelho os casos de dificuldade na ativação do serviço, que são pontuais.

De fato, o FaceTime só pode ser utilizado via Wi-Fi, mas já dissemos inúmeras vezes por aqui que a ativação do serviço é feita via envio/recebimento de uma simples mensagem SMS internacional. O Wi-Fi nem sequer precisa estar ativado no iPhone, durante essa etapa do processo.

Oi e Vivo não retornaram nosso último contato acerca deste assunto, até o momento.

Posts relacionados

Comentários