O melhor pedaço da Maçã.

Entrevista exclusiva: Everaldo Coelho, designer brasileiro que está indo trabalhar na Apple

Everaldo Coelho

Everaldo CoelhoOs mais ligados aqui no site devem lembrar do lançamento recente do Yogurt, um cliente do Orkut para iPhones/iPods touch desenhado pelo Everaldo Coelho.

Publicidade

Designer bastante conhecido no Brasil, fundador do estúdio Yellow Icon, desde agosto Coelho é oficialmente um empregado da Apple. Em breve, ele pegará suas malas e mudará definitivamente para Cupertino (Califórnia, EUA), onde fica a sede da companhia.

Hoje, Coelho nos cedeu uma entrevista exclusiva sobre essa mudança radical em sua vida. Confira-a a seguir.

MACMAGAZINE: É verdade que você está indo trabalhar na Apple?
EVERALDO COELHO: É sim. Eu fui entrevistado há alguns meses, por três times diferentes. Fui aprovado por dois e tive que escolher entre eles. Acho que não posso dizer muitos detalhes sobre isso.

Publicidade

MM: Sabe de algum outro brasileiro que já trabalha lá?
EC: Pelo que eu sei eu sou o único designer brasileiro, mas a Apple é uma companhia grande, então é bem provável que existam outros por lá.

MM: Como se deu o processo de contratação? A Apple chegou até você?
EC: Na verdade eu tenho sido convidado pela Apple já há uns quatro anos, mas nunca movi isso adiante. Principalmente em razão do meu trabalho no Yellow Icon e também por conta do meu inglês ruim — tudo o que eu sei é que “love” é amor e “NY” a sigla do nome de uma cidade nos Estados Unidos. 😛 Não sei exatamente como a Apple chegou até mim, nas primeiras vezes — possivelmente foi pelo meu site, já que o Yellow também atendeu a Apple como cliente. Sei que nessa última vez eu fui recomendado por outros designers — o Mischa Mclachlan e o Richard Delinger. Este foi um dos principais responsáveis pela interface do webOS (Palm Pre), e agora está de volta na Apple.

Publicidade

MM: Pode nos dizer onde irá trabalhar lá? O Jony Ive será seu chefe?
EC: Acho que eu ainda não posso dizer. Também não sei bem o papel de cada um na Apple, mas pelo menos diretamente o Ive não será meu chefe.

MM: Você fundou o Yellow Icon. O que acontecerá com ele, agora?
EC: O Yellow Icon tem um time fantástico, formado por pessoas incríveis. Eles não precisam de chefes. As minhas funções foram divididas entre eles já no mês passado e tudo vai indo muito bem. Os clientes estão felizes. 😀

MM: Você vai se mudar para a Califórnia, para trabalhar na Apple?
EC: Sim, vou morar em San Francisco. Cupertino é uma cidade bastante pequena e, como eu e minha noiva precisamos estudar inglês, SFO oferece mais opções. No primeiro mês, enquanto procuro por uma casa, eu devo morar em Cupertino numa residência temporária oferecida pela Apple.

Publicidade

MM: Quais as suas expectativas para o novo trabalho? Está ansioso?
EC: A Apple tem um papel fundamental na minha experiência profissional. Foi depois de ver o Mac OS pela primeira vez e me apaixonar pelo ícone azul de pastas que eu comecei a tentar customizar o meu PC. No início eu queria apenas mudar o “yellow icon” (a pasta amarela do Windows 98), o que acabou sendo história para o nome do estúdio. Não fosse pela Apple, eu nunca teria começado a desenhar interfaces. Quanto à ansiedade, eu não sei dizer. Por um lado sim, afinal eu tenho certeza de que vou aprender muito e não tenho dúvidas de que será uma experiência fantástica. Mas, por outro lado, minha filha não vai poder ir comigo — eu sou divorciado, ela vive com a mãe. Morar longe dela me corrói por dentro.

MM: Em que produto da Apple acha que pode contribuir mais, hoje em dia?
EC: Eu estou indo de coração inteiro e apaixonado, vou dar o melhor de mim e acredito que possa contribuir para fazer alguns dos produtos da Apple ainda melhores. Todavia, infelizmente não posso falar sobre isso em detalhes.

MM: Em quanto tempo acha que veremos seu toque em algum produto da Apple?
EC: Eu realmente não sei, talvez você já tenha visto. 😉 Eu começo na prática, oficialmente, na terceira semana de outubro. Mas ainda não sei exatamente o que vou fazer, nem quando ou se isso será tornado público.

· · ·

Aos interessados em saber mais sobre o Everaldo, basta segui-lo no Twitter.

Everaldo Coelho no Frans Café

Toda essa entrevista foi respondida diretamente de um Fran’s Café em Curitiba (PR), usando um iPad. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Revista Esquire chega para iPad procurando libertar-se de sua versão de papel, mas com o mesmo preço

Próx. Post

Leitor imagina iPod shuffle de quinta geração com touchscreen e metade do tamanho do nano atual

Posts Relacionados