O melhor pedaço da Maçã.

iOS 18 poderá chegar a todos os iPhones que rodam o 17; já o iPadOS 18… [atualizado]

iOS 18 e "iPhone 16"

Estamos a apenas alguns meses da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, quando deverão ser apresentadas as novas versões dos sistemas operacionais da Apple. Entre elas, espera-se que conheçamos o iOS 18 e o iPadOS 18, com as suas novidades, incluindo os especulados recursos de inteligência artificial e um possível novo visual.

Publicidade

E já foi vazada uma suposta informação sobre a compatibilidade dos novos sistemas com modelos de iPhones e iPads. Como notado pelo MacRumors, de acordo com um post de uma conta privada no X (ex-Twitter) — a qual já antecipou outros detalhes sobre as novidades da Apple, diga-se —, o iOS 18 deverá ser compatível com todos os iPhones que rodam o iOS 17.

Ou seja, todos os modelos com o processador A12 Bionic (iPhones XR, XS e XS Max) ou mais recentes, incluindo os iPhones SE de segunda e terceira gerações, deverão receber a próxima versão do sistema.

Quanto aos iPads, os rumores não são tão positivos. De acordo com a mesma conta, os modelos com processadores A10X Fusion não receberão o update para o iPadOS 18. Ou seja, o iPad Pro de primeira geração (com uma tela de 10,5 polegadas) e o de segunda geração (com um display de 12,9″), lançados em 2017, não receberão a atualização.

Publicidade

Com isso, também é provável que iPads com o chip A10 Fusion, como os modelos de entrada de sexta e de sétima gerações, tampouco recebam o update. Caso o rumor se confirme, serão atualizados para o iPadOS 18 “apenas” iPads Pro lançados a partir de 2018, iPads Air e mini de 2019 em diante e iPads lançados a partir de 2020.

O artigo no qual essas informações foram divulgadas, vale notar, foi apagado. Entretanto, a conta por trás dele já fez o mesmo anteriormente com outros rumores que se confirmaram, talvez por não querer chamar tanta atenção. A fonte tem um bom histórico de vazamentos relativos a números de compilações de novas versões de sistemas da Apple.

Além de o rumor poder ser impreciso, vale notar que, mesmo sendo compatíveis com o sistema, é provável que aparelhos mais antigos não tenham suporte a alguns recursos mais avançados e/ou que exijam mais poder de processamento. Essas diferenças já vêm ocorrendo nos últimos anos, com diferentes recursos em versões dos sistemas em dispositivos menos recentes.

Publicidade

Especula-se que o iOS 18 poderá ser um dos maiores updates da história, com uma série de mudanças não só em matéria de recursos, mas também no seu visual. O anúncio dos novos sistemas deverá ocorrer em junho, no início da WWDC24, enquanto a atualização oficial deverá ser liberada por volta de setembro.

Atualização, por Bruno Cardoso01/04/2024 às 14:20

Hoje foi a vez de o 9to5Mac corroborar a suposta lista de dispositivos que serão compatíveis com o iOS 18 e o iPadOS 18, mas com uma diferença importante: segundo eles, o iPad de sétima geração receberá, sim, a nova versão do sistema operacional que equipa os tablets da Apple.

Publicidade

Lançado em 2019, o iPad de sétima geração tem uma tela de 10,2″ e conta com o chip A10 Fusion — o mesmo do iPad de sexta geração, que curiosamente não receberá o iPadOS 18 (pelo menos de acordo com a fonte do veículo).

É provável que a decisão de manter o modelo mais antigo fora dessa lista tenha sido motivada pelo fato de o iPad de sétima geração ter 3GB de RAM 1Random access memory, ou memória de acesso aleatório., enquanto o de sexta tem apenas 2GB. O de sexta também tem uma tela menor (9,7″), mas é improvável que isso tenha sido um fator determinante.

Notas de rodapé

  • 1
    Random access memory, ou memória de acesso aleatório.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 Plus de 128GB com desconto de 23%

Próx. Post

Apple libera RCs do iOS 17.4 e do iPadOS 17.4; demais sistemas ganham novas betas

Posts Relacionados