App do New York Times para iPad agora é completo, continua gratuito… mas não para sempre

Ícone do New York Times for iPad

Ícone do New York Times for iPadTodo mundo conhece o poder do vício: você começa dando algo de graça, para então começar a cobrar. Parece que o New York Times está disposto a experimentar esse modelo de negócios em seu app para iPad, conforme conta o paidContent: o “Editor’s Choice”, execrado por ser uma versão enxutíssima do jornal, recebeu uma merecida turbinada de conteúdo e mudou de nome, sendo agora chamado NYTimes for iPad [2,2MB; requer o iOS 3.2 ou superior], mas continuará completamente gratuito… por um tempo.

New York Times for iPad

Inicialmente, apenas as seções Top News, Most E-Mailed, Business Day e Video estarão disponíveis. Para ler todo o conteúdo do jornal (outras 21 seções), é preciso ter um cadastro gratuito, mas uma vez feito isso, o NYT se mostra em todo o seu esplendor na tablet da Apple. O mesmo conteúdo está disponível para iPhones/iPods touch, mas sem o layout matador que é apresentado na tablet — e logo o app “menor” estará também sujeito a uma assinatura paga. Por que não fazer um app universal é um mistério, pra mim.

New York Times for iPadNew York Times for iPad

Ainda não se sabe quanto custará o acesso à paywall do NYT, mas podemos imaginar que seja algo na linha dos US$20/mês cobrados pelo acesso ao jornal no Kindle (que deverá sair prejudicado por algumas semanas, com este concorrente gratuito e colorido). Quando esta limitação entrar em vigor, no começo do ano que vem, é possível que apenas as seções acessíveis sem cadastro continuem gratuitas, mas nada está determinado ainda quanto aos apps. O site, por sua vez, vai oferecer gratuitamente apenas uma determinada quantidade de artigos por mês. E, apesar de terem o acesso completo pago, os apps continuarão com publicidade (inclusive alguns anúncios de página tela inteira).

O lance é aproveitar enquanto ainda é possível — e tomar cuidado pra não ficar irremediavelmente viciado.

[via MacStories]

Posts relacionados

Comentários