Flurry diz que In-App Purchases fazem ganhos com publicidade parecerem nanicos; Android não morre de inveja

Publicidade e In-App Purchases - Flurry

Num relatório divulgado pela Flurry, a empresa de análise mostra uma curiosa, ainda que esperada, prevalência de lucros via In-App Purchases em relação a publicidade. Os aplicativos estudados para chegar ao gráfico abaixo foram de redes e jogos sociais, cobrindo cerca de 2,2 milhões usuários por dia.

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Publicidade e In-App Purchases - Flurry

Como é possível notar claramente, enquanto a renda gerada por publicidade se manteve constante, a movimentação de dinheiro real com a venda de itens virtuais praticamente só cresceu. Não é nada espantoso, dado que já temos casos e mais casos de desenvolvedoras de jogos que se sustentam apenas vendendo bits (vide ngmoco:) e Zynga). Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan Securities, acredita que em 2010 será movimentado US$1,6 bilhão só em jogos sociais, valor que poderá saltar para US$4 bilhões em 2013.

A relutância de grandes empresas de publicidade para aceitar o mercado móvel como um veículo de divulgação promissor seria o principal fator a explicar o não crescimento de ganhos com publicidade nesses tipos de app. O crescimento constante da audiência, porém, eventualmente as fará mudar de ideia — mas só Deus sabe o quanto os desenvolvedores já terão lucrado até lá vendendo espadas, roupas e artigos de decoração que não existem de verdade.

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Enquanto isso, o Android não oferece In-App Purchases, o que pode ser mais um fator a provocar relutância em alguns desenvolvedores e até usuários. Afinal de contas, o negócio do Google é publicidade — e pelo visto as coisas vão muito bem, obrigado.

[via 9 to 5 Mac]

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