Perspectiva: saiba quanto dinheiro um dos 300 apps mais vendidos na iPad App Store gera por mês

Ícone do River of News

Nem todo mundo consegue criar um Angry Birds da vida. Mas quanto será que um app bom o bastante para figurar entre os 300 mais vendidos consegue gerar para seu desenvolvedor? Segundo a história que Dylan Ginsburg — criador do River of News — conta, o bastante para ele deixar seu trabalho tradicional.

Vendas do River of News

Como você pode ver pelo gráfico acima, que mostra os primeiros meses de desempenho do app, não é tanto assim — pelo menos não para alguém sair comprando iPhones Diamond Rose. Apesar de no começo ele ter chegado a ficar na casa dos 30 mais vendidos, depois ele caiu para ficar entre os 300, gerando algo em torno de US$5 mil (dos quais ele ainda precisa tirar plano de saúde e impostos). O próprio Ginsburg reconhece que ganharia pelo menos o dobro por mês, se continuasse trabalhando como engenheiro de software numa empresa.

“Ok, mas e a satisfação com meu trabalho?”, ele pergunta. “Não tenho um gráfico para mostrar isso, mas acho que não preciso de um. Desenvolver o River of News tem sido o ‘trabalho’ mais recompensador da minha vida. Não chega nem perto. Meu sono está todo atabalhoado porque eu fico pensando em como posso melhor meu software. Isso aí, ‘meu software’.”

Mais interessante ainda é notar a postura que ele adota logo em seguida:

Sou grato à Apple por ter tornado isso possível pra mim. Todo mundo gosta de se queixar das regras da App Store e, sim, o processo de aprovação longo e incerto é frustrante. Mas ninguém mais jamais permitiu que um desenvolvedor independente como eu se conectasse a tantos compradores em potencial. Claro que isso serve aos interesses da Apple. Eles não são altruístas. A genialidade está em eles terem criado um ecossistema que beneficia a eles, ao desenvolvedor e ao consumidor. É o tipo de eficiência que devemos esperar do capitalismo.

No final das contas, é como dizem: a App Store, com seu modelo de negócios baseado em participação e micropagamentos, é o killer-app do iOS, algo que concorrentes ainda estão desesperadamente tentando replicar.

River of News em iPads

E, se você quiser dar mais motivos para Ginsburg continuar passando noites em claro cuidando do bebê app dele, além de ganhar de brinde uma forma bem interessante e bonita de ler feeds do Google Reader, o River of News custa US$3 na App Store [2,2MB; requer o iOS 3.2 ou superior em iPads].

[via Cult of Mac]

Posts relacionados

Comentários