Apple é removida da premiação de “Marketer of the Year” promovida pela Ad Age…

Logo da Apple em superfície prata de suas lojas

…pois acaba de ser eleita Marketer of the Decade, bitches! 😛

Publicidade

É isso mesmo: a Apple não vai participar da premiação anual da Advertising Age por conta da qualidade excepcional do conjunto da obra. Após concorrer várias vezes ao longo desta primeira década do século XXI no prêmio de Marketer of the Year (e, curiosamente, ser eleita apenas uma vez, em 2003), a Apple foi retirada do concurso este ano para ser eleita o maior nome da publicidade na década.

Logo da Apple em superfície prata de suas lojas

Sim, esta foi uma década dourada para a Apple. E enquanto ninguém pode discutir com certeza se a influência dela não foi superestimada — ela é a nº 56 na Fortune 500, por receita —, a influência da Apple em modelos de negócios em várias indústrias, da música, à computação, ao entretenimento, à publicidade, além de seu impacto na cultura popular, na mídia e, é claro, no marketing, ter sido indelével.

Dentre os muitos bons momentos da publicidade da Maçã, a AdAge destacou a campanha “Get a Mac” (obviamente), a “Switch”, as silhuetas do iPod e, mais recentemente, o investimento em “apps” (a ponto de virar palavra em dicionários) para iPhone e iPad. Tanta dedicação acaba gerando uma fidelidade ímpar à marca — seja entre os consumidores mais afoitos ou os mais casuais, quase todos concordam que “Once you go Mac, there’s no going back”, e são capazes até de ignorar pequenos (ou grandes) problemas.

Publicidade

A relação próxima com a TBWA desde 1984, com o genial filme “1984”, também foi ressaltada positivamente. Uma curiosidade: para cada US$8 que a Apple investe em publicidade, US$1 vai para 11 Retail Stores marcantes espalhadas pelo mundo, responsáveis por serem “embaixadoras da marca”.

Há quase um ano, a Apple recebeu honrarias similares da AdweekMedia. Abaixo, o comercial da Apple que me conquistou:

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=E98Eyl5Et0w[/youtube]

Qual o seu favorito, dos últimos dez anos? 😉

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…