O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor organiza boicote contra o app Feedback Assistant, da Apple

Feedback Assistant no iOS e no macOS

Quem já instalou versões beta de algum sistema operacional da Apple com certeza já viu um aplicativo chamado Feedback Assistant pipocar no seu dispositivo. Criado pela empresa para que testadores possam relatar bugs e outros problemas em softwares e no sistema em geral, ele nunca foi uma unanimidade entre desenvolvedores — e agora está sendo alvo de um boicote.

Publicidade

O protesto, puxado pelo desenvolvedor Jeff Johnson, criador de apps como o StopTheMadness e o cliente para o Mastodon Homecoming, busca chamar a atenção da Apple para os problemas do Feedback Assistant, que parece, muitas vezes, deixar os desenvolvedores falando sozinhos.

Segundo Johnson, relatos de bugs muitas vezes passam meses e até anos sem receber uma resposta da empresa — isso quando eles não são simplesmente encerrados sem qualquer satisfação. A Apple também costuma pedir para que os desenvolvedores realizem diagnósticos de sistema considerados invasivos, muitas vezes sem um motivo aparente.

O boicote já está em vigor e foi organizado da seguinte maneira: desenvolvedores devem abrir um novo feedback no Feedback Assistant (na seção de Ferramentas de Desenvolvedores & Recursos) dizendo que vão boicotar o app até que todos os seus principais problemas (listados aqui) sejam consertados, sendo que nenhum outro feedback será enviado durante esse período. A mensagem, é claro, deve conter as demandas dos desenvolvedores.

Publicidade

Caso a Apple responda ao feedback, Johnson aconselha responder apenas dizendo que você está participando de um boicote, apontando novamente para os motivos do protesto (nove no total). A ideia é que cada feedback seja o mais único possível, incluindo, também, as reclamações de cada desenvolvedor, até que o sistema da Maçã esteja absolutamente lotado de reclamações parecidas.

Johnson deixa claro que o objetivo do boicote não é atacar os engenheiros da Apple, e sim chamar a atenção da empresa como um todo para o estado do Feedback Assistant. Ele também disse que, embora esteja chamando a iniciativa de “boicote”, ela também pode ser considerada uma greve de trabalhadores, uma vez que a Apple se beneficia dos relatos enviados pelo app para melhorar os seus sistemas — isso sem pagar nem um centavo aos desenvolvedores.

Como lembrado pelo AppleInsider, representantes da Apple já disseram no passado ser difícil aprimorar o Feedback Assistant devido ao grande número de reports enviados todos os dias. Johnson, entretanto, não parece comprar esse argumento, sugerindo que a empresa contrate mais pessoas para cuidar do app caso esse realmente seja o caso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple TV+: 3ª temporada de “Slow Horses” é antecipada e ganha trailer

Próx. Post

ExpressVPN libera seu gerenciador de senhas, o Keys, para todos

Posts Relacionados