Cuidado: Bumpers podem arranhar seu iPhone 4

Bumpers do iPhone 4

Como já comentamos no MacMagazine, alem do “Antennagate” (devidamente superado pela Apple e pela mídia), existe agora uma outra preocupação rondando Cupertino (ou pelo menos deveria): a “fragilidade” da estrutura do iPhone 4 quando é usado com alguma case deslizante. Isso sem contar que o smartphone da Apple apresenta uma maior propensão a sofrer danos por acidente que seu antecessor.

Mas vamos nos concentrar no problema “case”, por ora.

Bumpers do iPhone 4

Meu primeiro iPhone foi um 3G. Não tive o 3GS e pulei direto para o iPhone 4 (comprado com muita sorte na inauguração da Apple Store Opéra). Particularmente, nunca gostei de usar case pelos motivos abaixo:

  1. Aumenta o tamanho do aparelho. Convenhamos que o iPhone não é o menor dos telefones. Com uma case, então, fica um pouco grande demais.
  2. Não protege como deveria. Se cair, a possibilidade de quebrar é praticamente a mesma — ainda mais no iPhone 4, que tem vidro pra tudo que é lado!
  3. Deixa o aparelho feio. Normalmente as cases tiram a beleza do smartphone. E aqui não tem discussão: os produtos da Apple são bonitos, não tem jeito. Mesmo o iPhone 4, cujo design quadradão muitos (inclusive eu) criticaram.
  4. Custa caro. Na maioria das vezes, case não é uma coisa barata (principalmente se comprada no Brasil).

Por esses motivos nunca usei uma case no meu iPhone 3G. Mas quando comprei o iPhone 4, acabei me rendendo ao Bumper. Ele não aumenta tanto assim o tamanho do aparelho como outras cases, não interfere tanto na “beleza” do produto e não custa caro. Quer dizer, até custa (e muito, para um pedaço de plástico), mas com o “Antennagate” ele saiu de graça pra mim — atualmente moro na França, um dos poucos países que contaram com o iPhone 4 Case Program.

Pelos motivos expostos acima, resolvi usar o Bumper. Depois de alguns dias, percebi que a case estava arranhando a estrutura metálica do iPhone 4. Apesar de não ser um problema grande (pois não interfere no funcionamento), confesso que não gostei nada de ver o aparelho arranhado. Não estamos falando de uma case “xing-ling”, estamos falando de uma case criada pela mesma fabricante do iPhone, uma empresa que normalmente preza pelo design e pelo bom funcionamento de seus produtos.

Cheguei a comentar isso no Twitter, mas confesso que procurei mais informações sobre o assunto e não achei outros casos parecidos com o meu. O veredito veio quando um amigo que também mora em Paris recebeu seu Bumper pelo correio. Assim que ele colocou o Bumper no iPhone 4, a estrutura foi arranhada. Assim, de cara! Primeira vez usando!

Infelizmente não é possível ver tão claramente os arranhões nas imagens, mas acho que dá pra ter uma ideia do que estou falando. (Clique nas imagens para ampliá-las — imagens da direita possuem um destaque nos locais arranhados):

Como disse, não é um problema grave (reforço que não interfere no funcionamento do aparelho), mas é muito chato ver um pedaço de plástico, que supostamente está ali para proteger, fazer exatamente o contrário. Será que o problema é somente com cases deslizantes? Fica a pergunta. Resta agora esperar uma revisão no design da case, quem sabe com o iPhone 5.

Posts relacionados

Comentários