O melhor pedaço da Maçã.

Gráfico revela que despesas da Apple não são páreo para o crescimento nas vendas

Despesas da Apple - asymco

Quem vê os resultados de uma empresa como a Apple pode imaginar que tanto sucesso só pode vir de um investimento crescente em pesquisa e desenvolvimento, sem contar outros tipos de gasto. Pois bem, olhando o gráfico abaixo, feito por Horace Dediu (do asymco), é possível perceber que a razão das despesas operacionais em relação ao faturamento está numa tendência de queda.

Publicidade

Despesas da Apple - asymco

Sim, a eficiência da Apple tende a aumentar com o passar do tempo: ela pode até gastar mais em termos absolutos, mas cada centavo investido volta multiplicado. E nisso, brinca Dediu, ainda deve levar em conta que “a liderança da Apple em marketing e desenvolvimento de produtos significa que ela está fazendo o trabalho de todos os piratas, copiadores e artistas plagiadores da indústria”. Ou seja, a eficiência é maior ainda do que parece: palmas pro Steve Jobs Tim Cook, que é quem cuida dessas coisas na Maçã.

One more thing… Quanto a previsões para o próximo semestre, Dediu espera que sejam vendidos 16 milhões de iPhones, 4,3 milhões de Macs, 6 milhões de iPads e quase 19 milhões de iPods (não se engane: esse número ainda representaria uma queda de 10% em relação ao ano passado).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Delphi Conference 2010, em São Paulo, tratará de desenvolvimento de apps para iPhone

Próx. Post

Zynga lança FarmVille para iPad

Posts Relacionados