O melhor pedaço da Maçã.

Novos MacBooks Air com SSDs fazem fabricantes de HDDs suarem frio

Memória de estado sólido, NAND flash

Quando uma empresa do tamanho e da importância da Apple aponta uma tendência e acerta, quase sempre alguém sai perdendo. Com a abertura da iTunes Store, as lojas de CDs se ferraram. Com o iPhone, fabricantes de smartphones estão sofrendo pra continuar relevantes. Agora que Steve Jobs subiu ao palco pra dizer que o futuro da computação está em drives de estado sólido (ou SSDs, baseados em memória NAND flash), fabricantes de discos rígidos (ou HDDs) estão sentindo calafrios mortais.

Publicidade
Logo da Western Digital (WD)
Logo da Seagate
MacBook Air visto de baixo e de lado

“OM NOM NOM NOM”

Vide o sufoco da Seagate, que acabou de anunciar uma queda de 17% nas receitas e uma mísera subida de 1% nos lucros no último trimestre, e da Western Digital, cujas receitas caíram 32% e cujo lucro aumentou apenas 8,5% no mesmo período, segundo reportagem do Digits. Agora compare esses desempenhos com o da SanDisk, que teve crescimentos de 32% em receitas e 39% em lucro. Sim, as coisas estão ruins, pra quem vive de discos girando loucamente em altíssimas velocidades…

“O anúncio do MacBook Air é uma verdadeira punhalada nas costas da Seagate e da WD”, disse Philippe Spruch, chefe executivo da LaCie (outra que deve ter sentido a espetada, mas que felizmente já está se preparando para abraçar os SSDs). “O mercado está se movendo dos discos rígidos para o flash muito mais rápido que era esperado há seis meses.”

Publicidade

Enquanto alguns reconhecem os ventos da mudança, outros ainda estão em fase de negação, como destacou o Electronista: Steve Luczo, da Seagate, disse durante a conferência de resultados de sua empresa que os SSDs sofrem com preços elevados, baixas capacidades e uma degradação muito grande de performance em pouco tempo.

Talvez ele nunca tenha ouvido falar de uma tecnologia chamada TRIM, que já está presente no Windows Vista/7 e provavelmente está chegando ao Mac OS X (pois é, Microsoft, touché), ou tenha percebido que a tendência dessas tecnologias é baratear com o tempo. Luczo acredita que drives híbridos deverão fazer mais sucesso a curto prazo — o que é diferente da ideia de dois drives que mencionei aqui ontem.

Apesar dos rumores dizendo que o SSD do MacBook Air seria da SanDisk, não houve até o momento confirmação alguma disso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple introduz novo gesto multi-touch para arrastar janelas nos MacBooks Air

Próx. Post

Registre para travar: Apple protege nomes relativos ao Mac OS X 10.7

Posts Relacionados