Pensando em saltar de cabeça no iPhoto ’11? Cuidado com a Loteria da Morte®! [atualizado]

Ícone do iPhoto

Então você comprou a nova suíte iLife e não vê a hora de fazer alguns Photo Books com o iPhoto ’11, certo? Bem, espero que você não tenha sido sorteado na Loteria da Morte®, mas se este upgrade estiver na sua lista de afazeres, melhor ler este post com atenção antes de prosseguir.

Vários usuários estão relatando nos fóruns de discussão da Apple [1, 2] problemas no processo de migração de bibliotecas do iPhoto ’09 para o ’11, alegando a perda de dados que podem ir de algumas imagens apagadas até a corrupção total da biblioteca inteira. Portanto, a primeira recomendação é a mais comum de todas: faça um backup das suas fotos antes de iniciar a atualização. Se já for tarde demais pra isso, porém, não precisa defenestrar seu Mac: siga as recomendações abaixo, postadas por um usuário 1337 dos fóruns da Apple, e, com sorte, tudo vai acabar bem.

Tente apagar o arquivo de preferências com.apple.iPhoto.plist, que fica na pasta ~/Library/Preferences/.

OBS: Se você tiver movido sua biblioteca da localização padrão na pasta ~/Pictures/, você vai ter que apontar o iPhoto para a nova localização dela, na próxima vez em qeu abrir o aplicativo segurando a tecla Option. Você também vai ter que reiniciar várias preferências do iPhoto.

Faça um backup da biblioteca e inicie o iPhoto segurando as teclas Command e Option para reconstruir a biblioteca. Selecione as opções nº 1, 2 e 5 [sic; a imagem abaixo mostra as opções nº 1, 2 e 6 selecionadas].

Reconstruindo biblioteca do iPhoto

Veja se isso ajuda.

Torçamos para que você nunca precise disso — e, se precisar, que dê tudo certo. 🙂

[via 9 to 5 Mac]

Atualização (26/10 às 18h45)

Caso você queira mais opções na hora de evitar que sua biblioteca de imagens seja obliterada por um upgrade malfadado (ou que o processo comece, mas nunca termine), vale conhecer as dicas do AppleToolbox. Elas vão desde simples procedimentos de seleção/reconstrução da biblioteca, até desinstalar o DivX antes de iniciar a atualização.

Posts relacionados

Comentários