“From zero to hero”: como a Apple conquistou a quarta posição entre fabricantes de celulares

Mercado de celulares em unidades - asymco

Os números da IDC mostrando que a Apple é hoje a quarta maior fabricante de celulares do mundo são interessantes, mas sempre podemos contar com Horace Dediu, do asymco, para transformá-los em gráficos mais interessantes ainda.

Tomemos como exemplo inicial os números absolutos de vendas de celulares:

Mercado de celulares em unidades - asymco

Dá pra perceber o quanto Sony Ericsson e Motorola sofreram, desde que o iPhone chegou ao mercado? Só dá pra perceber que a Apple ultrapassou a Research In Motion usando uma régua, mas o crescimento dos “Outros” é visível, pois eles abocanharam o mercado low-end de celulares comuns, pra desespero da Nokia. LG, HTC e Samsung, por sua vez, têm em comum um anjo da guarda verde chamado “Android”.

Mas a imagem acima nem é a mais legal de hoje: veja o que aconteceu com as posições das companhias no ranking de maiores fabricantes de celulares, ao longo do período que se estende do meio de 2007 até o terceiro trimestre de 2010. É quase uma dança das cadeiras!

Posições dos maiores fabricantes de celulares - asymco

Quando, há uns poucos anos, alguém ia imaginar que a Apple venderia mais celulares que a Sony Ericsson, a Motorola ou a RIM?

Posts relacionados

Comentários