O melhor pedaço da Maçã.

Canalys, NPD: iPhone é o smartphone mais vendido dos EUA, mas Android é o sistema móvel mais usado

Canalys e NPD Group publicaram hoje dados atualizados e independentes (porém semelhantes) quanto ao mercado estadunidense de smartphones.
Logo da Canalys

Enfim, palavras para comparar maçãs com laranjas: a Canalys liberou hoje dados referentes ao market share de smartphones no mundo e nos Estados Unidos (o maior mercado de todos), e interessantemente não listou “Android” em sua tabela, mas sim OHA (Open Handset Alliance). Dado que o sistema do Google muitas vezes é desfigurado até ficar irreconhecível (e quase impossível de usar), parece bem justo.

Publicidade

Market share de smartphones nos EUA - Canalys

Na terra do Tio Sam, como você vê pela tabela acima, smartphones dos vários integrantes da OHA contabilizaram 43,6% das vendas. Enquanto isso, a Apple foi a fabricante que deteve maior participação em vendas, com 26,2% — daí você imagina como não deve ter sido a participação dela em lucros… Em segundo lugar ficou a Research In Motion, com 24,2% das vendas; a diferença é pequena, mas pelo visto já rendeu bragging rights o bastante para Steve Jobs provocar sua rival canadense.

No mundo, a Nokia domina o mercado com 33% das vendas (maior até mesmo que o a coletividade da OHA, com 25%), tendo especial destaque sua participação nos países BRIIC (Brasil, Rússia, Índia, Indonésia e China continental). A Apple, por sua vez, detém 17% do mercado, ficando mais uma vez à frente da RIM, que tem 15%. O mercado mundial de smartphones cresceu impressionantes 95% em relação a este mesmo período de 2009, totalizando 80,9 mihões de unidades vendidas.

[via Silicon Alley Insider]

· · ·

Publicidade

Enquanto isso, no NPD Group

Market share de smartphones nos EUA - NPD Group

Como o gráfico acima deixa claro, estes dados não são de todo dissimilares aos da Canalys: OHA (aqui marcada como “Android”) detendo 44% do mercado de smartphones, enquanto iOS fica com 23% e RIM, com 22%. A falácia da brincadeira, porém, é mostrar esses dados num gráfico que aponta a diferença de participação em relação a 2009 e ocultar o fato de o “Android” estar pulverizado entre inúmeros fabricantes.

Publicidade

Segundo o NPD, foi a RIM quem mais sofreu com a avalanche de smartphones da OHA no mercado, pelo fato de estarem disponíveis em operadoras nas quais os BlackBerries eram as melhores opções em smartphones. Imagino que isso possa mudar, se o mítico iPhone CDMA chegar de fato à Verizon Wireless

[via AllThingsD]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: pedido de casamento geek usa câmeras de iPhones e sistema de vigilância em MacBook Pro

Próx. Post

Net Applications: Mac perde terreno em sistemas operacionais, Chrome ganha em navegadores

Posts Relacionados