Tutorial: como deixar o visual do seu Mac mais “iPad-like”

Customização Back to the Mac finalizada

por Marcsheep

Para quem não sabe, desktop mods nada mais são do que case mods em “versão software” — basicamente, customizações do seu computador (às vezes da carcaça, às vezes do sistema operacional em si).

(In)felizmente, a Apple não é muito flexível na parte de costumização do visual dos seus sistemas, seja no iOS ou no Mac OS X. Essa política rígida possibilita conduzir melhor a experiência do usuário, pois quando se torna muito flexível — como ocorre no mundo Windows —, acabamos por ver algumas obras “micreiras”, que dão pouco valor à ergonomia e sem senso algum de estética.

Windows XP com tema Hello Kitty
Eu sou o Windows HK — Hello Kitty Edition!

Windows XP com visual do Mac OS X
Eu sou um Windows XP querendo ser o Mac OS X

“Back to the Mac”: a nova versão do Mac OS X, o Lion, deve trazer um pouco do que a Apple aprendeu com o iPad/iOS de volta ao Mac. Algumas inovações visuais do sistema que não foram comentadas pela Apple mas apareceram no sneak peek foram: adoção de ícones monocromáticos (Mail), novas barras de rolagem (adeus ao cafona Aqua) e outras mais já comentadas aqui — além do Launchpad, um novo modo de abrir aplicativos totalmente “iPad-like”.

Bem, pessoal, o que aconteceria se nós, donos de nossos Macs, pensássemos em um sistema mais parecido com o iOS? O que separo aqui são alguns elementos da interface do sistema operacional móvel da Apple que ainda não chegaram ou não vão chegar ao Lion. Indico também aplicativos e configurações para você deixar seu Mac com cara de iPad HOJE, sem ter que esperar pelas próximas versões do sistema! 😉

Ícones

Ícones bagunçados no Mac OS XA maneira de dispor ícones de aplicativos que você vê ao lado é bastante inconsistente e irritante! São várias formas — redondos, quadrados, pontiagudos, finos… —, misturados com várias cores diferentes. O formato dos ícones do iOS (“Flurry”) permite aos desenvolvedores serem criativos e ao mesmo tempo torna a visualização mais consistente, minimalista e elegante.

“Back to the Mac”: por que o Mac OS X não merece a elegância dos ícones “Flurry”, hein, Jobs?

Ícones para Mac no estilo FlurryPara modificar os ícones no Mac você utilizará o aplicativo CandyBar, da Panic. Nele, é possível modificar ícones até mesmo de aplicativos do sistema, como Finder, Safari, Pré-Visualização (Preview), Preferências do Sistema (System Preferences) e afins, tudo em uma interface funcional via drag & drop.

Mas e os ícones “Flurry”, onde os acho? O designer David Lanham fez versões “Flurry” de vários aplicativos populares do Mac OS X, incluindo iTunes, Mail, todas as suítes iLife e iWork, Dropbox, Adium, clientes de Twitter, etc. São vários conjuntos disponíveis para download gratuito, e no total são 175 ícones de aplicativos convertidos para um design inspirado no iOS.

Aqui vão os quatro últimos sets:

Você também pode transformar qualquer imagem .png em ícone, com o CandyBar! Esteja à vontade para procurar no Google e afins mais ícones no estilo “Flurry”.

Wallpaper

Não vou esperar até o lançamento do Lion para saber qual vai ser o próximo wallpaper oficial! “Back to the Mac”: acredito que Macs, iPhones e iPads irão se parecer cada vez mais, por isso, eis aqui uma versão widescreen do papel de parede oficial dos iPads de hoje! 😉

Wallpaper do iPad em widescreen

Não sei se vocês perceberam, pois não é algo tão gritante, mas fizeram um trabalho de “espelhamento” no Photoshop para fazer o wallpaper do iPad funcionar em formato esticado (widescreen).

Launchpad

SIM! Nós podemos nos antecipar ao lançamento do Lion e ter uma versão improvisada do Launchpad HOJE! É só encher a sua Mesa (Desktop) de atalhos de aplicativos.

Aqueles badges que indicam que o atalho é um atalho são chatos, né? Com o CandyBar também é possível substituí-los por uma imagem .png de 1px por 1px transparente, assim você não terá nenhum badge visível para indicar os atalhos. Como nós do MacMagazine somos bacanas, disponibilizamos aqui um spacer de 1×1 pixel transparente, já em PNG.

Eis o nosso Launchpad improvisado:

Launchpad improvisado no Mac

Barra de menus preta

Ela está no iPhone desde 2007:

Barra de menus preta no iPhone

E no iPad desde 2010:

Barra de menus preta no iPad

Inclusive, já foi indicada como possível tendência para o Lion em um post aqui no site.

“Back to the Mac”: são apenas alguns cliques para aplicar a barra de menus preta ao Mac OS X. Baixe o pacote Aqua Extreme 3, do designer Max Rudberg; ele virá com três versões e um utilitário de restauração.

Aqua Extreme 3

A versão que você irá instalar é “Aqua Extreme Obsidian”: ela transformará seu menu na cor preta, além de remover resquícios da interface Aqua, como barras de rolagem. Após a instalação é importante prestar atenção a três pequenas instruções e reiniciar a sessão.

“Back to the Mac”

E este é o nosso resultado final…

Customização Back to the Mac finalizada

Versão sem Launchpad:

Customização Back to the Mac sem Launchpad

É muito interessante ver como a barra de menus integra-se à borda preta da tela da maioria dos Macs de hoje em dia! Ela acaba ficando um pouco mais “apagada”, dando um destaque maior para os apps abertos.

O Launchpad improvisado não tem as funções do original, é lógico, mas é o que mais deixa o sistema com cara de iPad. Os ícones “Flurry”, na minha opinião, são sensacionais! É um pouco difícil acostumar-se a eles no início, mas eu, pelo menos, ao ver a apresentação feita por Steve Jobs, senti uma falta de consistência nos ícones do Launchpad.

Com certeza, a Apple deve ter reservado atualizações visuais para o Lion que só vamos conhecer no lançamento final. E aí, quais das tendências apontadas aqui você acha que vão entrar no Mac OS X 10.7?

Posts relacionados

Comentários