Sabe quem está vencendo a guerra PC vs. Mac? Os smartphones!

Presença da Apple na internet - Ed Bott

Uma pesquisa feita por Ed Bott e publicada na ZDNet no final de outubro quase passou por baixo do nosso radar: consultando números da Net Applications nos últimos três anos, Bott procurou a resposta para a eterna indagação “Estaria a Apple ganhando terreno da Microsoft na épica guerra de PCs Vs. Macs?” Bem, a resposta é “sim”. E “não”.

Presença da Apple na internet - Ed Bott

O que acontece é o seguinte: essencialmente, todos os sistemas operacionais desktop tiveram sua presença relativa na internet diminuída ao longo desse período. O Windows caiu de 95,4% para 91,1%; o Mac OS X, de 5,26% para 5%. Quem vê esses números de relance pode pensar que a Apple ficou na vantagem, mas proporcionalmente a queda dela foi até maior! Só que, como o gráfico acima mostra, o iOS mais que compensou essa perda, fazendo a presença da Apple na internet crescer substancialmente.

Portanto, a resposta para a pergunta do começo do post é “sim”, pois a Maçã controla uma parte considerável do segmento de computação que mais cresce atualmente, o de smartphones e tablets. Só que ela também pode ser “não”, já que no segmento de computação tradicional todo mundo está perdendo market share para os aparelhos móveis — e, se pararmos pra observar os dados com calma, vai dar pra perceber que o Windows não vai descer do topo do pódio tão cedo.

Os “carros” estão, aos poucos, substituindo os “caminhões” nas estradas da internet.

Posts relacionados

Comentários