O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria planejando novas formas de apresentar menus no iOS e no Mac OS X

Patente de menus deslizantes

Há quanto tempo a barra de menus que fica no topo da tela de todo Mac existe? Uns 15, 30 anos? Pode ser que o pessoal de Cupertino esteja um tanto cansado dela e queira variar um pouco, se uma patente publicada na Europa for indicativo. O conceito do invento é simples: você economiza espaço na tela pegando uma porção de opções que ficariam todas expostas e colocando-as em sequência numa pequena janela que o usuário poderia deslizar para um lado ou outro, ou para cima e para baixo.

Publicidade

Patente de menus deslizantes

Se o desenho acima não tiver deixado claro o bastante, pense nos menus drop-down/seletores do iOS, pois é basicamente aquilo aplicado a ferramentas (ou pelo menos foi o que eu entendi). Está tudo lá, se você parar pra pensar: a lista de opções extensas, um método estacionário de destacar o que estiver selecionado, a economia de espaço na tela…

Patente de menus deslizantes

Só que a parte mais suculenta dessa patente está na imagem abaixo: a Apple cogita o uso desse tipo de interface tanto no iOS quanto no OS X (neste caso, como um menu do sistema operacional ou como paletas de ferramentas em determinados aplicativos). Aí, sim, fomos surpreendidos novamente!

Patente de menus deslizantes

Aprofundando-se nas possibilidades de interfaces alternativas, a Apple se aventura num terreno já desbravado pela Sony: dando uma olhada na imagem abaixo, que demonstra uma forma diferente de exibirem-se ícones (primeiro num círculo, com uma segunda hierarquia de opções lineares), você não pensa instantaneamente na XrossMediaBar do PS3/PSP, só que com o primeiro nível redondo em vez de reto? Acho que esta parte da patente poderia ser invalidada, se o departamento de propriedade intelectual da Sony usasse as armas e os argumentos certos.

Patente de menus deslizantes

De uma forma ou de outra, fica a grande questão: será que veremos essa nova forma de selecionar ferramentas no iOS 5 e no Mac OS X 10.7 Lion, ou ela vai passar mais tempo no freezer, maturando? De uma forma ou de outra, teremos tempo de sobra para discutir se uma invenção dessas daria certo: diga o que achou dela nos comentários! 😉

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: BMW demonstra suportes para iPads e iPhones em seus automóveis

Próx. Post

O futuro das telas sensíveis ao toque pode se tornar amigável a luvas

Posts Relacionados