O melhor pedaço da Maçã.

Gartner elogia desempenho do iPhone; Android assume vice-liderança no ranking de sistemas móveis

Miniatura do logo da Gartner

Ratificando os dados revelados há quase duas semanas pela IDC, a Gartner liberou hoje resultados de seu levantamento sobre o mercado mundial de celulares no terceiro trimestre de 2010.

Publicidade

Market share de fabricantes de celulares - Gartner

Graças a uma performance “estelar”, o iPhone (3,2%) ultrapassou o BlackBerry (2,9%), da Research In Motion, concedendo à Apple o posto de quarta maior fabricante de celulares do mundo (“celulares”, não “smartphones”). À frente da Maçã neste ranking estão Nokia (28,2%), Samsung (17,2%) e LG (6,6%).

Mercado de sistemas operacionais móveis - Gartner

No ranking de sistemas operacionais móveis, o Symbian continua em primeiro lugar, com 36,6%, sendo seguido pelo Android, com 25,5%. Este número é particularmente impressionante se lembrarmos que, há um ano, ele tinha apenas 3,5% de participação mundial — só que, por outro lado, ele fica bem menos importante se lembrarmos que “Android” é uma definição bem ampla para aparelhos de inúmeras origens e, algumas vezes, com muito pouco em comum. Em terceiro lugar, o iOS aparece com 16,7%, seguido pelo BlackBerry, com 14,8%.

Publicidade

Para termos uma noção do quanto os “telefones inteligentes” estão abocanhando o mercado, a Gartner apurou que as vendas de celulares em geral cresceram 35% em relação ao ano passado; as de smartphones quase dobraram (96%), passando a responder por quase 20% do total de telefones celulares comercializados.

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPad perde para paz mundial em lista de desejos para o final do ano

Próx. Post

Mal-entendido? Executivo da AMD insinua, sem querer, que Apple adotará plataforma Fusion

Posts Relacionados