O melhor pedaço da Maçã.

O que esperar do iPad de segunda geração?

Janeiro está chegando e nos aproximamos do aniversário de um ano do anúncio original do iPad. O produto só chegou ao mercado em abril, é verdade, o que nos leva à dúvida: quando será lançada a sua segunda geração? Difícil saber ao certo, mas já podemos especular o que poderá vir de novo na tablet.
Conceito de iPad baseado no iPhone 4, por Guilherme Schasiepen
Conceito de iPad baseado no iPhone 4

Janeiro está chegando e nos aproximamos do aniversário de um ano do anúncio original do iPad. O produto só chegou ao mercado em abril, é verdade, o que nos leva à dúvida: quando será lançada a sua segunda geração? Difícil saber ao certo, mas já podemos especular o que poderá vir de novo na tablet.

Publicidade
Conceito de iPad baseado no iPhone 4
Conceito de iPad baseado no iPhone 4, por Guilherme Schasiepen

O GigaOM publicou há alguns dias um artigo especulativo sobre o iPad 2, e nos basearemos nele para tecer comentários sobre as possíveis novidades:

  • Câmeras frontal e traseira: tal como iPod touch 4G, o iPad 2 incorporaria uma frontal — VGA, para vídeo-chamadas via FaceTime — e uma traseira — de 5 megapixels, para fotos/vídeos. A frontal pra mim é muito óbvia, mas a traseira não tanto, afinal, o iPad não é um dispositivo tão portátil assim para ser usado como câmera fotográfica ou filmadora. Já pensou alguém usando um dessa forma? Não seria estranho?
  • Mais portas: fala-se em uma mini-USB, mas isso não faz absolutamente sentido nenhum observando os lançamentos recentes de gadgets da Apple. O que pode vir, sim, e já foi “confirmado” em desenhos de patentes, é um segundo conector de 30 pinos, na lateral da tablet. Assim, ela poderia ser acoplada a docks tanto na vertical quanto na horizontal, sem problemas.
  • Novo visual externo: o formato do produto em si deverá ficar o mesmo, e a própria Apple já negou rumores de uma nova versão mais compacta, de 7 polegadas. Aposto em algumas mudanças visuais (tal como aconteceu do primeiro iPhone para o 3G), mas provavelmente inspiradas nas últimas gerações de iPods touch e MacBooks Air, ambos bastante relacionados com o iPad. Não duvido nada que ele seja ainda mais fino que o atual, também.
  • Mais poder: estes upgrades são básicos e superesperados. Vou com o blogueiro Darrell Etherington: chip A4 de pelo menos 1,5GHz e no mínimo 512MB de RAM. Quadruplicar a memória para 1GB seria sensacional, mas acho que é sonhar alto demais por ora — até porque os 256MB de hoje dão conta do recado muito bem no iPad.
  • Tela Retina: aqui, terei que discordar dos caras. Não acho que isso virá ainda para o iPad, não numa tela de 9,7 polegadas. Os gráficos ficariam enormes e pesados, aumentando significantemente o tamanho de apps. Além disso, por mais potente que seja o chip A4, levar a mesma densidade de pixels do iPhone 4 e do iPod touch 4G para uma tela desse tamanho não é nada fácil. Esse é o futuro, sem dúvida alguma, mas acho que ainda não será agora.
  • Capacidade dobrada: outra novidade mais do que esperada e óbvia: modelo topo de linha com 128GB de memória flash embutida. Ainda mais com os MacBooks Air aí, a Apple já tem estrutura para oferecer isso aos seus consumidores. Ademais, o iPhone também deverá ter sua capacidade dobrada no ano que vem, já que ficou estagnado nesse sentido, na geração atual.

Os pontos citados são muito válidos, e vale lembrarmos ainda que o iPad que conhecemos é um produto de primeira geração (rev.A) — por mais que seja baseado no iOS e que já tenha sido construído com todo o expertise da Apple no iPhone e no iPod. Ou seja, podemos esperar grandes aprimoramentos internos no produto, possivelmente também baterias ainda maiores e de duração superior às atuais.

Publicidade

Muita gente fica se questionando se valeria a pena comprar um iPad (ou qualquer outro produto) na geração atual, com tantos rumores sobre novos vindo aí daqui a alguns meses. Sinceramente, se formos pensar assim nunca compraríamos nada; é claro que se os boatos fossem fortes para um anúncio iminente, em poucos dias/semanas, nós recomendaríamos cautela na compra, mas não é o caso aqui. Pode ser que o iPad novo só seja lançado no mercado internacional em abril, então ainda vai uma boa caminhada pela frente.

E vocês, apostam em mais alguma novidade para o iPad 2? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mal-entendido? Executivo da AMD insinua, sem querer, que Apple adotará plataforma Fusion

Próx. Post

Moeda local forte pode provocar aumento nos preços de componentes eletrônicos taiwaneses

Posts Relacionados