Apple se alia ao OpenJDK para tornar o desenvolvimento do Java no Mac OS X open source

Logo da Apple

Para quem estava preocupado com o fato de a Apple ter desistido de suportar internamente o Java, um comunicado oficial liberado hoje deve trazer um pouco de tranquilidade: a Maçã anunciou adesão ao projeto OpenJDK para manter o desenvolvimento da plataforma Java SE 7 em seu sistema operacional para desktops como código aberto (open source).

Logo da AppleLogo do OpenJDK

“Estamos animados em receber a Apple como significante contribuinte na crescente comunidade OpenJDK”, disse Hasan Rizvi, vice-presidente sênior de desenvolvimento na Oracle. “A disponibilidade do Java no Mac OS X desempenha um papel fundamental na promessa de compatibilidade entre plataformas do Java. A comunidade de desenvolvedores pode ficar tranquila de que um ambiente Java moderna vai continuar disponível no Mac OS X no futuro. Combinado com o anúncio de que a IBM se juntará ao OpenJDK, o projeto agora tem o apoio de três dos maiores nomes em software.”

“Estamos encantados por trabalhar com a Oracle para assegurar que continuará havendo uma versão ótima do Java no Mac”, disse Bertrand Serlet, vice-presidente sênior de engenharia de software na Apple. Foi assegurado ainda que o Java SE 6 continuará disponível para Snow Leopard e Lion, mas que futuras versões do Java SE 7 deverão ser obtidas diretamente com a Oracle.

Com isto, duas tecnologias de terceiros (Java e Flash) passam a deixar de ser responsabilidade da Apple, não sendo mais incluídas nativamente no Mac OS X, nem sendo atualizadas diretamente pela Maçã.

Posts relacionados

Comentários