Apps para iPad canibalizam vendas de jornais impressos; elas não eram tantas assim, pra começar

The Wall Street Journal para iPad

The Wall Street Journal para iPadSegundo James Murdoch (filho de Rupert Murdoch), os apps de publicações da News Corp. foram responsáveis por uma queda nas vendas de impressos da editora, incluindo Wall Street Journal, News of the World e Times of London.

“Vamos à iTunes Store porque ela não oferece resistência. [A Apple] cobra uma porcentagem, mas o cara na banca de jornais e o agente de notícias também, e eles nem vendem o produto direito”, o executivo disse no Monaco Media Forum, segundo a Reuters. “O problema com os apps é que eles são canibais muito mais diretos dos impressos do que os sites. As pessoas interagem com eles de forma mais similar ao produto tradicional.”

Talvez seja preocupante ver que alguém numa posição elevada de uma grande editora ache a afinidade dos leitores com os apps “um problema”. Cedo ou tarde, a venda de jornais impressos vai ficar ultrapassada e se assemelhar ao mercado de LPs: alguns puristas vão querer pagar um extra para tê-los, mas até as camadas mais pobres vão achar mais fácil e acessível encontrar notícias na internet do que numa banca de jornais. Querer lutar contra isso e antagonizar o que pode ser a salvação deste veículos, isso sim é um “problema”.

[via Electronista]

Posts relacionados

Comentários