Em termos quantitativos, o iOS ganha dos mais famosos consoles de jogos já feitos

App Store vs. 25 anos de videogames

O TUAW publicou um gráfico curioso que põe em foco a quantidade de jogos já lançados na App Store, comparando-a com 25 anos de videogames que a precederam. Pronto para um choque?

App Store vs. 25 anos de videogames

É isso aí: se olharmos apenas para a quantidade, a App Store já tem quase o triplo do número de jogos de praticamente todos os videogames já lançados. “Ah, mas a loja da Apple é cheia de jogos repetidos com versões Lite!” Ok, então vamos cortar o número de jogos nela pela metade… continua sendo incrível. “Ah, mas são só passatempos, a maior parte dos jogos é lixo!” Como se não desse pra contar com os dedos das mãos a quantidade de jogos realmente bons em cada videogame desses. 😛

O fato é que, por mais que se tente negar, o iOS é uma plataforma de jogos poderosa, ponto final. O iPhone pode (ainda) não ter superproduções como God of War, Zelda ou Metal Gear Solid, mas dois fatores devem ser levados em conta: 1. a plataforma ainda é extremamente jovem, e 2. o estilo desses jogos que citei não funcionaria nunca num smartphone (estou olhando pras cutscenes de meia hora do MGS4), então devemos usar parâmetros distintos para determinar o que é um bom jogo.

Não que os consoles percam seu lugar por causa do iOS, afinal de contas nada substitui a experiência de sentar na frente da TV e se deixar levar pelo horror de um Dead Space ou passar horas aperfeiçoando seu tempo no Gran Turismo. Só é bom os grandes nomes no setor não adormecerem sobre seus louros, ou a Apple pode dar uma dorzinha de cabeça grande para eles, até porque passamos mais tempo com gadgets no bolso que parados (ou pulando) em frente à TV.

Se a Maçã abrir as portas do Apple TV para os desenvolvedores, pode ter certeza de que a briga vai ficar feia.

Posts relacionados

Comentários