Conspiração: por que mudaram os parafusos do iPhone 4?

Parafuso Torx no MacBook Air

O 9 to 5 Mac observou uma coisa curiosa, neste fim de semana: iPhones 4 que vão para a garantia voltam mudados. “Como, eles criam consciência e começam a ameaçar usuários que fazem jailbreak?” Não, não uma mudança desse tipo, algo mais sutil. Os parafusos que mantêm o gadget coeso são trocados, de Phillips #00 para Torx de cinco pontas.

iPhone 4 com parafusos Torx

Só que tem um problema: as imagens de divulgação do smartphone sempre teve parafusos Torx. E agora? Não sou especialista nessas coisas (pra mim, eletrônico bom é eletrônico montado e funcionando), então recorri à sempre prestativa iFixit para buscar uma luz, além de aprender algumas coisas com o César Moniz, da equipe MM, e espero poder contar com a ajuda de vocês para entender melhor o que se passa aqui. Vamos lá? 🙂

Pois bem, os primeiros iPhones 4 de fato vinham com parafusos relativamente simples de remover, como bem notou-se no teardown do gadget. Se fosse um Torx de cinco pontas, saberíamos, pois o pessoal da iFixit reclama mesmo, quando encontra uma criança dessas.

Só que este assunto veio à tona agora porque começaram a dizer por aí que a Apple fez essa mudança para evitar que as pessoas troquem os vidros de iPhones 4 pretos e os transformem em brancos!

“Bitch please”, desde quando algum gadget da Maçã é vendido com a promessa de ter partes internas acessíveis ao usuário? “Mas o produto é meu, eu comprei, eu posso fazer o que quiser!” Sim, pode, mas você o comprou sabendo que ele tinha parafusos, lacres e uma garantia que seria violada caso você o abrisse: dificultar o acesso a partes do produto que o consumidor não precisa acessar para usá-lo corretamente não é ilegal. Vencer esses lacres também não é ilegal (Tinkerers, go wild!), mas não é algo que toda empresa que vende hardware incentiva.

E se essa mudança estiver acontecendo agora, ela não já teria sido planejada, pelo que as imagens dos parafusos no Apple.com indicam? Desconfio que pode ter sido coisa de semanas depois do lançamento e, se duvidar, todos os iPhones 4 mais recentes já devem ter parafusos Torx de cinco pontas. Não custa nada testarmos a hipótese, né? É aqui que vocês entram: quem tiver um iPhone 4, diga qual o tipo de parafuso e qual a semana de fabricação dele! Para descobrir essa última informação, olhe pros primeiros algarismos do número serial: o terceiro dígito indica o ano de fabricação (deverá ser 0, de 2010) e os dois dígitos seguintes indicam a semana (27, por exemplo, é a 27ª semana do ano, ou a que começava em 12 de julho). Pelo menos eu acho que ainda funciona assim — não custa tentar! Se seu aparelho tiver ido para a assistência técnica, é quase certo que ele tenha sido trocado por uma unidade refurbished, então lembre de fornecer também essa informação. 😉

Ah, claro, agora é a parte em que aproveitamos para criar celeuma por causa dos parafusos do Wii.

Posts relacionados

Comentários