Mesmo com a chegada e o sucesso do Game Center, a rede OpenFeint vai bem, obrigado

Ícone - OpenFeint

Quem disse que só pode haver uma rede social de jogos no iOS? O pessoal da OpenFeint pode ter sentido um frio na espinha ao saber dos planos da Apple de implementar na sua plataforma móvel o que a Microsoft fez com sucesso no Xbox (sim, senhor: também há copiadoras em Cupertino!), mas parece que há espaço para todo mundo em meio à infinidade de jogos existentes na App Store. Tanto que alguns têm integração com ambas as redes!

Ícone - OpenFeintÍcone - Game Center

Nos últimos meses, a quantidade de usuários da OpenFeint mais que dobrou, indo de 22 para 50 milhões e há 14 mil desenvolvedores afiliados que já fizeram 3.800 jogos. Como pode, mesmo com a concorrência da Apple? A resposta pode estar, como quase sempre, nos recursos exclusivos que ela oferece.

Três deles, por exemplo, são matadores: com uma conta OpenFeint é possível trocar mensagens instantâneas com seus amigos e manter um save do seu jogo na nuvem, e continuar a jogar em um aparelho diferente; para desenvolvedores, um canal direto de comunicação com usuários permite que reviews publicados sejam respondidos — uma capacidade essencial que a App Store deve até hoje (se um troll falar mal injustamente de um app, é preciso que outros usuários votem contra o review para que ele “afunde”).

Isso tudo só é possível, claro, porque a Apple está numa onda zen e decidiu não aplicar mais a controversa regra de que um app não pode replicar funcionalidades do iOS. Que ela continue assim.

[via VentureBeat]

Posts relacionados

Comentários