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John Gruber adiciona seus 2 cents à história do jornal para iPad; um evento pode rolar no dia 9

Pilha de jornais

Pilha de jornaisA história começou ontem, mas pelo visto a estreia do Daily, primeiro jornal exclusivo do iPad, não é uma questão de “se”, mas de “quando”. Para nos ajudar na espera por esta revelação, John Gruber, do Daring Fireball, resolveu compartilhar um pouco do que sabe sobre esta nova publicação.

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Para começar, as linhas gerais do rumor batem com o que Gruber ouviu de suas fontes (US$1 por semana, publicação diária, sem equivalente na web ou nas bancas, Jobs and Murdoch sitting on a tree, killing the priting in-dus-try… tudo isso), exceto pela data de anúncio/lançamento.

Enquanto o rumor original se referia a uma revelação “ainda neste mês”, dezembro chega em pouco mais de uma semana e o tempo para a Apple enviar convites para um evento já praticamente se esgotou.

Por isso a semana de 9 de dezembro, uma data que está circulando como boato para essa revelação, faria mais sentido. Pode ser no dia 7, pode ser no dia 14… Seria legal se os convites viessem com uma chamada “EXTRA! EXTRA!” — afinal de contas, é um jornal revelado em um evento da Apple que ninguém esperava. No palco, além de El Joboso e Rupert Murdoch, talvez vários outros ícones do mundo das notícias compareçam, apresentando uma nova geração de periódicos para iPad.

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Mas não pense que será algo como a iBookstore. Gruber conta que fontes de fora da Apple falaram de um recurso novo para a aquisição de assinaturas em apps, e não de uma central de periódicos. Ou seja, cada revista e jornal poderá continuar com seus próprios apps e os usuários poderão pagar pelos pacotes de edições através de suas contas na iTunes Store. Essas APIs de cobrança podem já estar sendo testadas pelo pessoal encarregado do desenvolvimento do Daily, mas há a chance de só serem liberadas muito depois da chegada do jornal à App Store — de forma que ele poderá ser gratuito por um tempo.

iPad deitado com iOS 4.2

A capacidade de atualizar conteúdo em plano de fundo, porém, ainda é apenas um sonho distante: claro que seria perfeito poder acordar de manhã e ver suas notícias todas já salvas no iPad, sem você precisar esperar que elas sejam baixadas ao iniciar o app, mas daí a ver esse recurso sendo implementado pela Apple vai uma distância grande. Sem falar que todos esses recursos provavelmente vão pedir uma atualização do iOS, e acabamos de passar por uma hoje. Quem aí topa atualizar tudo de novo daqui a uma, duas semanas?

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E só mais uma coisa… Curioso como Horace Dediu, do asymco, observa a situação econômica dos jornais nestes tempos de internet. O analista aborda duas coisas interessantes a respeito desse tema: 1. o quanto as editoras poderiam economizar se livrando do meio físico (ao contrário do que se diz por aí, imprimir jornais é caro pra caramba), e 2. como a cada dia a publicidade online se torna mais atraente que a impressa, pelo fato de a web ser onde as pessoas têm passado a maior parte do tempo.

Pense assim: quanto tempo você passa lendo notícias impressas e quanto tempo você passa lendo pixels numa tela? Será que as grandes empresas não vão começar a levar isso mais em conta, na hora de orçar campanhas publicitárias? O Daily poderia lucrar não apenas com as assinaturas, mas com a venda de espaços publicitários do naipe de iAds.

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