O melhor pedaço da Maçã.

SEC inicia investigação de analistas de mercado especializados na Apple

Fofoca

Uma notícia publicada hoje pelo WSJ.com vai fazer muitos de vocês rolarem de tanto rir, tenho certeza. Sabe os analistas de mercado que vivem dando palpites furados sobre qualquer coisa que tenha a ver com a Apple? A Securities and Exchange Comission (SEC) os está investigando, pois haveria o risco de eles estarem negociando informações privilegiadas — um crime conhecido como “insider trading”.

Publicidade
Fofoca
A Apple vai lançar um Mac CDMA de 7 polegadas com bancos de couro e freios ABS?! Tenho que vender essa informação pros investidores imediatamente!

O princípio é o seguinte: se a Apple não libera informações sobre sua produção e provavelmente exige que suas parceiras façam o mesmo, de onde vieram as estimativas que, por exemplo, Ashok Kumar usou para dizer que as vendas de fim de ano do iPad serão prejudicadas por uma oferta aquém da demanda?

Uma hipótese é que ele tenha abusado de seus contatos para chegar a alguém na cadeia de produção que não é forçado contratualmente a guardar segredos, mas outra possibilidade é que analistas comprem essas informações ilegalmente para revendê-las a investidores e, assim, bagunçar o mercado de ações. Esse papo de “poucos iPads” teria feito a NASDAQ:AAPL despencar US$8,62 em um dia.

Publicidade

A SEC não cogita, parece, que eles simplesmente podem não ter nada de concreto em que basear suas previsões (ou até não saber de nada do que estão falando, mas aí seria o cúmulo da falta de profissionalismo). O SAI leva isso em consideração, lembrando-nos de que, se dependesse de analistas, o iPhone teria uma traseira sensível ao toque (ui!) e o iPad teria sido lançado pela Verizon Wireless com uma tela de 7 polegadas.

Talvez baste a SEC avaliar a taxa de erros da maioria dos analistas para perceber que não tem nem perigo de eles estarem negociando “informações privilegiadas”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firemint publica novo vídeo do Real Racing 2; desta vez, é o jogo de fato num iPhone 4

Próx. Post

ÜberTwitter, cliente de Twitter mais popular para BlackBerry, chega à iOS App Store

Posts Relacionados