O melhor pedaço da Maçã.

Firma de análise assegura que ameaça de smartphones a videogames portáteis é bem real

Jogos no iPhone

“A proliferação de smartphones altamente multifuncionais é uma ameaça bem concreta à dominância do [Nintendo] DS e do [Sony] PSP no mercado de jogos portáteis”, declarou Courtney Johnson, gerente de pesquisa e análise da Interpret — se bem que o título dele poderia ser “Cavaleiro do Apocalipse” para as gigantes de games citadas. Em uma pesquisa conduzida com 9 mil pessoas, a Interpret descobriu que 44% do mercado de jogos móveis já pertencem a smartphones, um aumento de 53,2% em um ano, enquanto os consoles tradicionais caíram 13%.

Publicidade

Jogos no iPhone

Cá pra nós, vamos dar nome aos bois, né? Grande parte desse massacre é responsabilidade do iOS. Do que ele não tiver abarcado, o Android tomou conta — fora esses dois, acho que não sobra muita coisa. “BlackBerry” certamente não me vem à mente, neste assunto. 😛

Algo meio chocante é a estatística de que 27,2% das pessoas que usam exclusivamente smartphones para jogar on-the-go têm um DS ou PSP, apenas os encostaram. “Aparelhos que compreendem uma variedade de entretenimento e utilidades estão rapidamente roubando a cena de aparelhos de função única como favoritos dos consumidores”, disse Johnson.

Publicidade

Resta saber se o 3DS, um PSP2 e até um PSPhone serão capazes de parar essa onda. Aliás, esquece o PSPhone: quando/se ele chegar às lojas, pode crer que vai ser a Sony assinando um atestado de rendição incondicional, até porque diz a lenda que ele é baseado no Android. Será o fim dos videogames portáteis de outrora? O pior é que, por mais que digam que “Os jogos do PSP/DS são muito melhores e mais bem feitos!”, isso só depõe contra essas plataformas tradicionais: os consumidores estão preferindo os jogos simples e diretos para curtir em movimento.

[via Joystiq]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mac OS X fará busca de aplicativos na App Store para abrir arquivos com extensões desconhecidas

Próx. Post

Sabe por que não tem jogos na App Store Brasil? Por causa de um ano!

Posts Relacionados