Já faz quanto tempo que a App Store abriu as portas? Uns dois anos e meio? E In App Purchases, existem há um ano e meio? Bem, depois desse tempo todo, só agora apareceu alguém pra levantar polêmica pelo fato de apps não poderem oferecer a usuários a opção de fazer doações usando seus cadastros na iTunes Store.
Apps de instituições de caridade podem apontar o caminho das pedras para usuários fazerem doações através da web, mas Beth Kanter, coautora de The Networked Nonprofit e chefe executiva da Zoetica, acha que isso torna o processo trabalhoso demais — um ultraje tão grande que, em sinal de protesto, ela resolveu trocar o iPhone dela por um Android e iniciar um abaixo-assinado para permitir que doações possam ser feitas de forma mais fácil.
Pronto: é o fim do mundo, a Apple roubou o Natal! E o New York Times ainda morde essa isca.
Bitch please. Já estão pedindo que a Apple assuma responsabilidades com as quais ela nunca se comprometeu. Ok, fazer doações com apenas um toque seria fácil? Seria. Mas aí a Apple teria que gerenciar a distribuição dos fundos arrecadados e verificar cada instituição de caridade que tivesse um app. Cada. Uma. De todas as partes do mundo! E, pra piorar, ia começar um #mimimi
diferente porque uma instituição de caridade X, Y ou Z não teve seu app de doações aprovado…
Num ponto eu concordo com o que foi dito na PC World: “Se ser mandado para um site impede você de fazer uma doação, então você é que está bancando o Scrooge.” Seria o máximo se a Apple criasse um sistema que permitisse que fazer doações fosse tão fácil quanto comprar uma música, mas daí a querer dizer que ela é o mal encarnado por não fazer isso, quando a omissão dela não é um empecilho para as doações em si, é ir um pouco longe demais.
E eu me pergunto por que essa conversa só agora?
[imagem: Beth Kanter]