O melhor pedaço da Maçã.

“Psicanálise na Terra do Nunca” — uma degustação que parece melhor que a obra completa

Eu me pergunto o que acontece quando o trailer de um filme é melhor que o filme completo. Parece ser este o caso do livro “Psicanálise na Terra do Nunca”, que traz ensaios mostrando o quanto as histórias que ouvimos quando crianças não têm nada de aleatórias.

Publicidade

YouTube video

O problema é o seguinte: o app gratuito para iPads e iPhones/iPods touch [16MB; requer o firmware 3.1.3 ou superior] parece ser bom demais. Porém, ele traz apenas trechos do livro e, na hora de comprar a obra completa, você é mandado pra uma loja comum, online, que vende livros de *choque!* papel.

Isso significa que os R$80 do livro não vão trazer o fundo animado com imagens belíssimas, o layout fantasioso nem a integração com o Twitter. (Se bem que essa integração foi meio mal pensada, já que requer o uso da hashtag #psicanaliseterradonunca para mostrar quem está twittando sobre a obra — uma taxação de 24 caracteres para cada mensagem. Complicado falar muito, desse jeito…) Já o visual geral, esse sim, deve fazer uma falta medonha, quando você está com um livro de 336 páginas estáticas no colo, e o iPad encostado no canto.

Os ensaios são textos de cunho científico escritos por Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso (os mesmos autores de “Fadas no Divã”), são uma fonte de conhecimento inestimável, mas será que não rolava oferecer a obra completa como In App Purchase? Algo por volta de US$25–30 seria razoável, não? E, sério que a gente pode baixar dois capítulos completos, mas eles vêm em PDF? Puxa vida! Não é porque o conteúdo é pra gente grande que tem que ser… parado. Agora eu não sei se dou parabéns ou pêsames à Touché|Móbile, pois ela conseguiu fazer um material promocional que ofusca a obra em si.

Agora eu vou dar uma de Alice moderna: acho tão chato, um livro em que as coisas não se mexem! 🙁

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple confirma que Mac App Store não terá In App Purchases nem Game Center

Próx. Post

HP atualiza softwares de impressoras e adiciona suporte para o AirPrint em mais seis modelos

Posts Relacionados