O melhor pedaço da Maçã.

Apple Pay e Card poderão ser expandidos para a Índia

Foto de blocks no Unsplash
Apple Card

A Índia está com tudo em se tratando da Apple! Não apenas a receita da empresa cresceu por lá, como as duas primeiras lojas da Maçã foram abertas no país há alguns meses. Também não podemos esquecer que parte da produção dos iPhones está sendo migrada para a nação, com a previsão de que 18% dos dispositivos serão fabricados no local até 2025.

Publicidade

Agora, a Apple está voltando as suas atenções para outro setor do mercado indiano: o das finanças. De acordo com o TechCrunch, quando o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da empresa, Tim Cook, foi ao país para a inauguração das Apple Stores, ele também se reuniu com representantes de bancos, com o Banco Central indiano e com o regulador nacional do sistema de pagamentos.

O tema dessas reuniões foi a implementação do Apple Pay e do Apple Card na Índia. Quanto ao primeiro, a ideia é que seja integrado à chamada Interface Unificada de Pagamentos (Unified Payments Interface, ou UPI), que é um popular sistema de transações na região. Essa interface funciona por meio de códigos QR, em vez do tradicional NFC2Near field communication, ou comunicação de campo próximo..

Dessa forma, a ideia seria que os pagamentos usando a UPI pudessem ser feitos diretamente do aplicativo Carteira (Wallet), por exemplo, sem a necessidade de baixar outros apps, autenticando-os com o Face ID/Touch ID. A Apple, vale notar, já manifestou sua intenção de levar o Apple Pay para a Índia há alguns anos, mas a ideia até agora não foi concretizada. Agora, contudo, pode ser que as planos finalmente saiam do papel.

Primeira expansão internacional do Apple Card?

Outro tópico da conversa de Cook com o CEO do HDFC Bank e agentes do sistema financeiro do país foi a expansão do Apple Card. Vale lembrar que, desde o seu lançamento em 2019, o cartão de crédito, que oferece vantagens como cashback e a possibilidade de comprar produtos da empresa parcelados, está disponível apenas nos Estados Unidos.

Publicidade

Segundo o Moneycontrol, a gigante de Cupertino deverá encontrar dificuldades para expandir o seu cartão, uma vez que apenas bancos podem oferecer cartões na Índia. Assim, o Apple Card precisaria ser emitido por uma instituição financeira na Índia no formato de associação de marcas (co-branding).

É verdade que, mesmo nos EUA, o cartão conta com uma parceria com o banco Goldman Sachs para ser emitido. Porém, muito por conta de o cartão ser gerenciado no app Carteira, é notável como a Apple continua controlando os recursos do Apple Card, inclusive tendo acesso aos dados dos clientes, por exemplo.

Publicidade

Na Índia, por outro lado, a Maçã precisaria abrir mão de algumas características do Apple Card, como o seu design minimalista, que traz apenas o nome do cliente. Regulações do país também impedem que parceiros do banco emissor armazenem dados relacionados aos cartões emitidos e os órgãos indianos já afirmaram que não irão flexibilizar as normas para a companhia.

De todo modo, a empresa pode ainda assim querer buscar expandir o seu cartão de crédito para o país, mesmo que tenha de modificar o seu modelo por lá. Vale lembrar que, atualmente, a App Store não aceita cartões de crédito, apenas a UPI, tendo em vista que a legislação local impede que dados dos cartões fiquem salvos nos sistemas da companhia.

Assim, caso realmente siga com os planos de expansão do Apple Card, é possível que, na Índia, ele seja emitido pelo HDFC Bank, por exemplo, seguindo as exigências locais. É importante, contudo, ajustar as expectativas em relação ao impacto tanto do cartão quanto do Apple Pay no país: mesmo oferecendo suporte à UPI, os iPhones correspondem a apenas 10% do total de smartphones usados pelos indianos.

Como lembrou o MacRumors, porém, as discussões ainda se encontram em estágios iniciais e temos de esperar um tempo considerável até a expansão dos serviços realmente ocorrer, se for sair do papel. Se esse processo já é normalmente demorado, deverá tomar ainda mais tempo considerando as exigências da legislação indiana.


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Near field communication, ou comunicação de campo próximo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogos Retro Goal+ e Retro Bowl+ chegam ao Apple Arcade

Próx. Post

Apps de terceiros poderão editar vídeos do modo Cinema no iOS 17

Posts Relacionados