O melhor pedaço da Maçã.

Western Digital desenvolve técnica de formatação de HDs que entrega maior capacidade

Logo da Western Digital (WD)A fabricante de soluções de armazenamento Western Digital anunciou recentemente que desenvolveu uma nova técnica de formatação para HDs, concebida para oferecer maior capacidade através do melhor aproveitamento do espaço físico existente nos produtos atuais. Ela é simplesmente conhecida como Advanced Format (em português, “Formato Avançado”) e busca reduzir a quantidade de espaço físico necessário para armazenar informações, através de uma melhor associação delas.

Publicidade

HDs formatados com essa nova técnica contam com setores de armazenamento mínimos de até 4KB, bem maiores que os de produtos atualmente preparados para uso com Macs ou PCs. Ela emprega alguns requerimentos mais exigentes — com um bloco bem maior de correção de erros —, mas, no geral, os discos rígidos podem ter ganhos de capacidade de até 11% através dela — o que já seria suficiente para contornar a “matemágica” empregada pelas fabricantes há um bom tempo.

Mediante uma formatação + instalação limpa do sistema operacional (se necessária), discos rígidos atuais podem tirar proveito da nova tecnologia da WD, mas será mais fácil para ela se popularizar em novas soluções de armazenamento. A empresa promete introduzir produtos baseados nessa nova técnica dentro de algumas semanas, e eles são totalmente compatíveis com sistemas Linux, Mac OS X e Windows (neste caso, apenas Vista ou superiores).

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google agora permite mesclagem automática de contatos no Gmail

Próx. Post

Microsoft, sobre Apple e iPhone: “Ainda estamos correndo atrás do prejuízo.”

Posts Relacionados