O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: VoicePass, Express Lane, localizador de amigos e mais

Patente de app de localização geográfica social

VoicePassRecentemente a Apple conquistou o registro de duas marcas usadas em seus serviços de suporte e assistência técnica: o VoicePass e o Express Lane. Falamos deste em setembro, quando a página de suporte do Apple.com foi reformulada. Já o VoicePass é um recurso bem útil que permite que um cliente seja identificado pela central de atendimento telefônico da Apple usando reconhecimento de voz números de telefone pré-cadastrados em seu perfil. Heh, bem que seria legal poder simplesmente falar e ser reconhecido prontamente, mas acho que o pessoal de Infinite Loop ainda não chegou lá.

Publicidade

· · ·

Uma patente de interface gráfica relacionada a menus que exibem conteúdo atualizado em tempo real foi registrada nesta semana: segundo a descrição do invento, um menu poderia conter seções com textos, imagens ou vídeos com informações.

Patente de menus dinâmicos

Na imagem acima, por exemplo, é mostrada uma lista de usuários e, abaixo do nome de um deles, uma caixa mostra o tempo restante para uso do computador (a qualidade de “fotocópia ruim” atrapalha, infelizmente). Como é possível notar comparando os dois momentos ilustrados, o texto se move para revelar mais coisas em um espaço limitado. A cada ciclo de movimento (que pode ser vertical ou horizontal), a informação exibida poderia ser atualizada, e esse elemento do menu poderia até ser destacado e deixado no desktop, quase como um widget.

· · ·

Publicidade

Um outro invento parece demonstrar as intenções da Apple de concorrer com o Google no mercado de apps de geolocalização social: esta patente descreve, basicamente, o Latitude, que acabou de chegar à App Store.

Patente de app de localização geográfica social

A descrição menciona que um usuário pode compartilhar sua localização usando o sistema de notificações instantâneas da Apple, seja coletando dados do GPS automaticamente ou enviando as informações manualmente. Esse app, chamado de “Friend Locator”, poderia ser usado também para que uma pessoa descubra onde um amigo está. Uma namorada poderia, por exemplo, requerer a localização do namorado através do app e o rapaz receberia uma notificação com o pedido, podendo aceitá-la (e ter que se explicar depois) ou recusá-la (e ter que se explicar depois). É, não parece uma ideia tão boa assim, afinal de contas…

Publicidade

Pelo menos o invento prevê vários controles de privacidade, que vão desde selecionar seu nível de visibilidade, até filtrar locais que não deseja propagar ou excluir determinados contatos de algumas atualizações. O serviço, claro, usaria uma AppleID como identificador.

[via Patently Apple: 1, 2; AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iFixit lança aplicativo para iPad com todos os seus manuais de reparos

Próx. Post

Designer da Mozilla propõe novo padrão de ícones de privacidade para a web

Posts Relacionados