Ashok Kumar acredita que próximos iPads e iPhones terão processadores com dois núcleos

Chip Apple A4

O que Ashok Kumar divulgou em nota a investidores a semana passada até que faz algum sentido: segundo o analista da Rodman & Renshaw, a Apple deverá colocar processadores ARM Cortex A9 com dois núcleos de 1GHz em seus próximos gadgets, o iPad 2 e o iPhone 5 — mas ninguém lembra do iPod touch, coitado.

Publicidade

Chip Apple A4

Por que isso soa plausível? Porque representaria um belo aumento de performance nos gadgets, mais ou menos repetindo o ciclo de “design diferente, potência, design diferente” que foi empregado nas transições do iPhone 3G/3GS/4 e do iPod touch 2G/3G/4G.

Ao mesmo tempo, isso não parece muito provável: sério, quem precisa agora de mais potência ainda num desses gadgets? Não seria melhor esperar os desenvolvedores primeiro explorarem o máximo do A4, pra só então injetar mais força bruta nos gadgets? John Carmack já disse que estamos vendo apenas a ponta do iceberg, em termos de desempenho dos gadgets mais recentes — por que migrar para um modelo de dois núcleos e fazer os apps terem que se adaptar a essa nova arquitetura? Será que as baterias dariam conta de multitarefa no estilo do Mac OS X, se o processador tivesse dois núcleos?

Publicidade

Adicionalmente, Kumar prevê que a Apple vai produzir cerca de 6 milhões de iPads por trimestre, podendo ficar com até metade do mercado de tablets em 2011. Ah, e quanto ao iPhone na Verizon, ele crê que o lançamento representará 8 milhões de unidades adicionais por trimestre — um pouco mais que as previsões de hoje mais cedo.

[via CNET News]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…