O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Mac OS X 10.6 Snow Leopard trará visual consistente para toda a sua interface

Faz tempo que eu não leio ou ouço nada sobre o Snow Leopard. A próxima versão do Mac OS X deverá trazer, segundo o pouco que foi divulgado pela Apple, uma série de grandes aprimoramentos em performance, além de tecnologias que tiram maior proveito do hardware dos atuais e futuros Macs. No geral, ele virá como uma pausa na introdução de novidades bombásticas, mas um novo rumor sobre o sistema sugere que os usuários do Leopard já estão convivendo com uma delas.

Publicidade

Snow Leopard

Segundo John Gruber, do Daring Fireball, a Apple vai aproveitar o Snow Leopard para apresentar uma nova interface de usuário. Não é preciso pensar muito para saber como será esse novo visual, pois você já deve estar usando-o parcialmente, no Leopard.

Para explicar com mais detalhes o que foi dito por Gruber, vamos voltar um pouco no tempo até a WWDC 2007. Uma nova área de trabalho foi a primeira novidade sobre o Leopard revelada por Jobs em sua apresentação. Com base no que ele apresentou, ela era mais sutil para qualquer papel de parede: a barra de menus ficou translúcida e o Dock tridimensional, com Stacks na lateral direita para não ter que deixar nada — exceto os ícones dos dispositivos de armazenamento, né Steve? — atrapalhando seu trabalho. Em relação ao Tiger, a mudança nesse ponto já foi bem grande:

Mac OS X Tiger
Now that's Tiger...
And that's Leopard!
And that's Leopard!

Com isso, o Mac OS X se tornou muito mais agradável de ser customizado com papéis de parede, já que eles se adaptam muito melhor a sua interface. Mas não parou por aí: no Leopard, o visual das janelas se tornou consistente, único e limpo, com uma realce muito maior naquela que está ativa. Abaixo, está uma comparação entre duas janelas do Safari, uma no Tiger e outra no Leopard, que comprovam isso:

Safari no Tiger: visual metalizado
Safari no Tiger: visual metalizado
Safari no Leopard: visual consistente e realçado
Safari no Leopard: visual consistente e realçado

Todos esses detalhes que vocês viram já fazem parte de uma transição que a Apple está fazendo na interface do Mac OS X, de forma que não é preciso aguardar nada mais revolucionário. Mas o que vai mudar, então? Pois bem, como Gruber apontou, está na hora de os resquícios da interface Aqua, presentes desde o primeiro beta público do Mac OS X, desaparecerem do sistema. A grande prova disso são as mudanças visuais que a Apple vem promovendo em seus aplicativos nos últimos tempos, no MobileMe e no iWork.com, lançado recentemente. Nenhuma cópia do Snow Leopard destinada a desenvolvedores recebeu alguma mudança do tipo, mas as chances de elas chegarem em futuros betas ou apresentações são bem grandes.

John Gruber já até ouviu sobre o nome da nova interface: ela se chamará “Marble”, segundo algumas fontes. As mudanças a serem atribuídas por ela deverão ser bem semelhantes ao tema iLeopard, do qual já falamos aqui anteriormente. Então como ficaria a janela do Safari no Snow Leopard? Aqui está a minha sugestão:

Safari no Snow Leopard: possível interface "Marble", finalizada com novos controles
Safari no Snow Leopard: possível interface "Marble", finalizada com novos controles

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saltatory Software libera atualização para o Family

Próx. Post

EVE Online: Apocrypha e Premium Graphics Pack esperados para março

Posts Relacionados