O melhor pedaço da Maçã.

Que tal um menu de serviços no iPhone OS, hein Apple? ;-)

Ícone do Automator

Uma das maneiras mais simples que existem no Mac OS X para compartilhar informações entre aplicativos são os Serviços (Services) que ficam nos menus principais de cada software instalado na sua máquina e oferecem pequenas tarefas envolvendo outros programas a depender do que o usuário seleciona com o mouse (textos, imagens, arquivos, etc.). Embora o iPhone OS esteja evoluindo para permitir maior rapidez ao alternar entre aplicativos, uma forma de automatizar tarefas no cenário móvel continuará a fazer falta por um tempo, pelo jeito.

Publicidade
[youtube width=”320″ height=”505″]http://www.youtube.com/watch?v=s212ftQz9AY[/youtube]

No entanto, os Serviços podem ser uma mão na roda tão grande nesse sentido que é estranho a Apple não ter feito nada para adaptá-los à arquitetura dos apps para a sua plataforma móvel. Se você estivesse no Mobile Safari lendo um artigo, não seria interessante contar com um atalho para citar um trecho dele em uma mensagem de email? Ou melhor ainda: ao receber uma mensagem de email, não seria prático usar um outro atalho para enviar um item de uma lista de tarefas para um aplicativo como o Things, onde muita gente agrega esse tipo de informação?

Esses são alguns exemplos de tarefas que podem ser facilmente concretizadas por meio de Serviços, sendo um motivo pelo qual o designer Chris Clark fez um mockup deles em funcionamento no iPhone OS, que pode ser visto no vídeo acima. Com exceção de jogos e alguns outros produtos em particular, praticamente qualquer aplicativo na plataforma móvel da Apple seria capaz de oferecer funções de automação usando essa tecnologia.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

É oficial: AT&T não tem mais iPhones 3G em estoque

Próx. Post

Bill Gates elogia Apple no “Larry King Live”, Steve Ballmer fala sobre iPad na D8: All Things Digital

Posts Relacionados