Uma medida muito comum do sucesso de uma plataforma é o número de aplicativos exclusivos dela. Veja, por exemplo, os consoles de videogame: só o Xbox 360 tem Halo, só o PS3 tem God of War e só o Wii tem Super Mario. Se levarmos em consideração essa medida, até que a Mac App Store está com um bom começo: Twitter for Mac, Pixelmator, CoverSutra e, agora, TapeDeck são aplicativos muito bons que em breve não poderão ser conseguidos em nenhum outro lugar.
Chris Liscio, da SuperMegaUltraGroovy, explica que a razão para essa medida é uma forma de vencer o principal ponto negativo do app: seu sistema de ativação. Quando usado em modo trial, o TapeDeck só gravava até cinco minutos de áudio, algo que rendeu muitos emails irritados de clientes pagantes que, por não saberem como autenticar sua cópia do aplicativo, perdiam gravações de reuniões inteiras. Outro problema superado será a questão das atualizações: muitos usuários desativavam o sistema de atualizações automáticas, o que os fazia usar versões ultrapassadas do app.
Por falar em atualizações, elas continuarão gratuitas para os clientes antigos (ao contrário do que houve com o CoverSutra), mas novas aquisições deverão ser feitas pela Mac App Store, onde o TapeDeck custa US$25 [2,1MB]. Quem tiver um Mac PowerPC rodando o OS X 10.5 Leopard ainda poderá, por tempo limitado, adquirir licenças para destravar a versão demo disponível aqui e receber futuros updates 1.x.
[via Daring Fireball]