O melhor pedaço da Maçã.

Um pequeno passo para o homem…

…um salto gigante para a Humanidade. Talvez você não lembre disso, mas foi há 40 anos, no dia 20 de julho de 1969, que o homem pisou pela primeira vez na Lua:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HCt1BwWE2gA[/youtube]

Tal feito pode não ter a mesma representatividade hoje em dia, mas marcou toda uma geração na época. Para reviver a paixão pelas estrelas na geração atual, a Carina Software resolveu nos presentear com dois programas: Skygazer, para o Mac OS X, e SkyVoyager, para iPhones/iPods touch.

Se você gosta de Astronomia mas nunca entendeu muita coisa ou ainda não havia encontrado uma forma emocionante de estudar o assunto, o SkyGazer promete ser o companheiro ideal para as suas futuras explorações do espaço sideral. E não importa o seu nível de conhecimento atual, seja você apenas um interessado casual ou um iniciado nas artes de observar as estrelas.

Publicidade

Através do aplicativo é possível aprender os nomes, entender a mitologia acerca de certos grupos estelares, observar os ciclos das constelações e muito mais. E se você tiver um pequeno telescópico em casa, que tal aproveitar o clima de comemoração da ida à Lua e agendar para hoje à noite um tempinho para contemplar o universo?

Skygazer

O SkyGazer é tão completo que é possível encontrar dados sobre mais de 312 mil estrelas; 14,5 mil aglomerados estelares, nebulosas e galáxias; todos os 8 maiores planetas do sistema solar e suas luas, e informações sobre aproximadamente 5 mil asteroides, 500 cometas e 500 aeronaves. E as funcionalidades não param por aí, eu garanto.

Publicidade

Já o SkyVoyager é um poderoso aplicativo para os gadgets da Apple que, além de trazer também um banco de dados impressionante — com um catálogo de 300 mil estrelas de 10ª magnitude e outros 30 mil objetos —, ainda faz cálculos astronômicos precisos, conta com um descrições de planetas, luas, e ainda permite o controle via Wi-Fi de telescópicos controlados por computador.

SkyVoyger - Vista no verãoSkyVoyager - Informações sobre o objeto

Mas fique atento: se você quiser aproveitar toda essa riqueza de informações é bom correr até o site e fazer o download dos aplicativos. Segundo nos informa um artigo do TUAW, a gratuidade parece ser só por hoje.

O SkyGazer requer o Mac OS X 10.3 ou superior, enquanto o SkyVoyager exige o firmware 2.2.1 ou superior. Ele pode ser baixado imediatamente pela App Store e pesa 39,5MB.

Publicidade

. . .

Abaixo, um vídeo adicional em que o John Glenn, do Smithsonian Museum, nos conta um pouco mais sobre a aventura do homem em sua ida à Lua e nos mostra imagens remasterizadas dos arquivos da NASA.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=w9fCPhspOCQ[/youtube]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Earth ganha recurso Moon, para quem quer conhecer a Lua em 3D

Próx. Post

Palm pode estar preparando framework especial para o webOS, destinado a jogos

Posts Relacionados