O melhor pedaço da Maçã.

Quem precisa de HTML5? Google vai disponibilizar plugins de WebM para Safari e Internet Explorer

Abaixo o H.264

Abaixo o H.264Quando todo mundo achava que o Flash não seria mais necessário para coisas triviais como vídeo, o Google veio e criou uma confusão ao anunciar que vai abandonar o suporte ao codec H.264 no Chrome em prol do WebM.

Publicidade

Aí, quando percebemos, o TechCrunch descobre que o suporte a esse tipo de vídeo em navegadores como o Safari e o Internet Explorer será viabilizado através do uso de plugins. Deu pra ouvir esse som? É a tag <video> escoando pelo ralo…

Alguns podem dizer que o Google está pensando no bem da humanidade, mas neste caso fica complicado ver o altruísmo quando ele está disposto a atuar de forma completamente independente de outras empresas. Note bem, essa história de plugins quer dizer “Nós vamos fazer seus navegadores usarem o nosso codec, queiram vocês ou não.”

Sim, porque o WebM é do Google e nem sequer pode ser considerado um padrão, pelo que entendi neste artigo do Ars Technica. Pra piorar, ninguém explica por que essa aversão ao H.264, quando o Chrome continua suportando não só o Flash (do qual é indissociável, atualmente), como os formatos “fechados” de áudio MP3 e AAC.

O futuro em que íamos nos ver livre de plugins e contar com uma web em HTML5 acabou de mudar para um no qual, além da Adobe, vamos ter o Google resmungando sem parar porque a Apple não permite esse tipo de coisa no iOS. De repente, voltamos a 2007…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mozilla libera nona versão beta do Firefox 4

Próx. Post

iPhone Dev-Team confirma que não lançará nova ferramenta de unlock antes do iOS 4.3

Posts Relacionados