Nintendo 3DS que se cuide, pois um iPod touch 3D pode estar vindo aí

iPod touch 3D

Um dos maiores empecilhos para a adoção de tecnologias 3D em telas é a necessidade de óculos grandes, caros e desconfortáveis. Para contornar isso, a Nintendo aposta em uma tecnologia que dispense acessórios para fazer imagens saltarem da tela de seu próximo videogame portátil, o 3DS. Acontece que a Apple pode estar preparando algo similar: segundo o site Macお宝鑑定団 [Google Translate], um futuro iPod touch vai oferecer um sistema inovador para simular profundidade.

Publicidade

Como o vídeo acima demonstra, a terceira dimensão na tela do gadget poderá ser alcançada com o uso de uma tecnologia de rastreamento da posição do usuário (algo que a Apple já patenteou). Apesar de não ser “3D de verdade”, um sistema semelhante fazendo uso de um Wiimote mostrou-se extremamente convincente.

Se o rumor parasse aí, eu diria que era algo praticamente certo para os gadgets deste ano ou de 2012, só que ele prossegue, dizendo que a Apple estaria pronta para fabricar pequenos painéis 3D similares a modelos produzidos pela Sharp, com barreira de paralaxe. Entre usar algo inédito no mercado, combinando a câmera FaceTime com um software avançado de head tracking, e usar algo que a Nintendo vai aplicar em seu próximo console portátil, o que você acha que a Apple faria?

Eu aposto no uso da câmera, por uma série de fatores: não requer óculos, mantém a resolução da tela e qualidade da imagem inalteradas, poderia ser ligada/desligada com um toque (cubra a câmera com o dedo e alterne entre 2D e 3D), não depende de uma distância precisa em relação ao gadget, entre outras vantagens. O maior problema que eu vejo é que poderia funcionar muito mal em situações de pouca luminosidade ou com usuários de pele escura. Tirando isso, essa é a tecnologia 3D mais Apple-like possível atualmente.

E você, o que acha? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…