A primeira coisa que você deve fazer ao ver asteriscos no texto uma propaganda é ir logo atrás do que eles significam. “Oferta incrível: 70% de desconto em toda* a loja!” pode rapidamente se mostrar uma furada, quando você vê, lá no rodapé, escrito em fonte 6 cinza sobre fundo também cinza “*Nas compras acima de R$50.000 que incluam pelo menos um item de cada produto à venda na loja.”
Daí vem a T-Mobile com uma linda propaganda de ataque ao iPad e ao Motorola XOOM, trazendo promessas mirabolantes sobre a G-Slate, tablet da LG.
“Duas vezes mais rápido que o iPad***! Três vezes mais rápido que o XOOM***! Apenas US$400*!” E tome asteriscos… Aliás, a tabela como um todo usa uma jogadinha sem-vergonha de destacar todas as características da G-Slate como se fossem superiores, marcando-as sempre com uma cor diferente.
O fato é que tantos asteriscos basicamente desmentem tudo o que a tabela transmite numa primeira olhada. “Mais rápido”? Sim, mas não “processador mais rápido”, e sim “rede de telefonia mais rápida” (que a T-Mobile chama de 4G, mas não passa de 3,5G), e ainda assim com testes em apenas duas cidades (Nova York e Seattle). “Apenas US$400”? Sim, mas num contrato de dois anos, pagando US$40/mês por 5GB de dados… isso se você já tiver um contrato de voz com a T-Mobile que possa incluir essa tarifa! Ah, e você paga US$600, mas recebe US$200 de volta algum tempo depois — o chamado “mail-in rebate”, muito praticado nos Estados Unidos.
Por essas e outras, tome muito cuidado com asteriscos e letra miúda — e não confie em ninguém, pois até mesmo os asteriscos da Apple merecem atenção especial, e ela usa e abusa deles sempre que pode. Olho aberto!
[via BGR]