O melhor pedaço da Maçã.

Políticas ambientais da Apple na China são duramente criticadas por relatório

Apple Retail Store de Xangai, na China

Um dia depois de anunciar que suas Retail Stores mais movimentadas em todo o mundo durante o último trimestre foram as chinesas, a Apple foi alvo de um relatório do Instituto de Assuntos Ambientais e Públicos (IPE) intitulado “O Outro Lado da Apple”, que contém as descobertas de 36 organizações não-governamentais focadas em práticas ambientais e de segurança no trabalho.

Publicidade
Apple Retail Store de Xangai, na China
Apple Retail Store de Xangai, na China

“Descobrimos que a Apple não está honrando seu compromisso com a segurança trabalhista e sua responsabilidade ambiental ao longo da cadeia de produção ou com a devida dignidade e respeito aos trabalhadores”, disse Ma Jun, do IPE, à Reuters. “[A Apple] só liga para o preço e a qualidade [de seus produtos], e não para assuntos que envolvem sua responsabilidade social e ambiental. Ela induz seus fornecedores a cortar gastos demais para conquistar contratos, de certa forma.”

O relatório publicado foi fruto de nove meses de pesquisa e descobriu que pelo menos 49 trabalhadores adoeceram após fazer parte de linhas de produção de gadgets da Maçã. “Não é fácil controlar [a cadeia de produção], mas outras marcas estão fazendo muito mais [que a Apple] para lidar com isso”, disse Ma.

Há quase um ano, o caso de dezenas de funcionários da Wintek envenenados com n-hexano gerou bastante repercussão. Desde então esse composto químico deixou de ser utilizado, mas o IPE critica a complacência e falta de transparência com que a Apple teria abordado a situação.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fazendo as contas com a Lei de Moore, o iPad só vai dobrar de resolução no ano que vem ou depois

Próx. Post

DigiTimes: não, sério, o iPad 2 vai ter uma tela com resolução de 2048×1536 pixels [atualizado]

Posts Relacionados