O melhor pedaço da Maçã.

Detalhes que importam: como o Mail do iOS decide quando mostrar novas mensagens para você

Ícone do Mail do iPhone OS

A chegada de uma nova mensagem de email deve ser uma das coisas mais banais e triviais do mundo para um aplicativo cuja raison d’être é recepcionar e organizar seu correio eletrônico. Isso não quer dizer, porém, que as banalidades devem ser ignoradas por programadores. Basil Safwat demonstra no The Invisible como algo tão trivial pode revelar uma atenção ímpar aos detalhes.

Publicidade
Comportamento de scroll no Mail do iOSComportamento de scroll no Mail do iOS

Digamos, por exemplo, que você está vendo o topo da sua caixa de entrada e chega uma nova mensagem. O que acontece? O iOS revela essa nova mensagem que acabou de chegar e, se você estiver um pouco abaixo do topo, ele puxa você de volta.

Até aí, nada de mais. Só que algo curioso acontece quando você se afasta do topo da caixa de entrada: o Mail para de puxar você de volta ao topo.

Digamos que você esteja escavando suas mensagens e chega um email novo. Em vez de o iOS arrancar você da sua atividade mineradora, algo que certamente acarretaria o proferimento de palavrões e xingamentos, ele deixa você em paz.

Comportamento de scroll no Mail do iOS

É como se o raciocínio do Mail fosse “Bem, ele deve ter um bom motivo para estar indo tão fundo na caixa de entrada, então é melhor eu não atrapalhar agora e deixar que ele veja a mensagem nova depois.” Como aplicativos não pensam em linguagem humana, o processo deve ser mais próximo de “SE scroll > 3 emails, NÃO retornar ao topo”.

Publicidade

De uma forma ou de outra, é um sinal de que detalhes importam para a Apple.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vai a uma reunião? Lembre de levar seu iPad com estes apps instalados nele

Próx. Post

Analista afirma que a próxima grande inovação de iPhones e iPads será a tecnologia NFC

Posts Relacionados