O melhor pedaço da Maçã.

Dica de leitura: como Steve Jobs tornou a Apple mais japonesa que a Sony

iPad com bandeira do Japão

Ontem a Sony revelou seus planos para 2011 em termos de plataformas e gadgets, mas, apesar da tremenda força bruta do NGP, nada apresentado lá foi exatamente embasbacante — bem diferente do que costuma acontecer com lançamentos da Apple.

Publicidade

Só que nem sempre foi assim: houve um tempo em que os japoneses da Sony eram responsáveis pelos produtos mais impressionantes do mundo, só que a empresa de Steve Jobs de alguma forma conseguiu roubar esse papel.

Logo da Sony

Foi investigando a origem disso que Jeff Yang, do San Francisco Chronicle, escreveu um artigo fantástico traçando um paralelo da Sony revolucionária com a Apple de hoje, começando pela filosofia por trás do design e da gerência de ambas as empresas e terminando pela decadência da linha de produtos da gigante japonesa, enquanto o iPhone toma conta do mercado nipônico.

Publicidade

São tantas informações interessantes que fica difícil saber por onde começar, mas destacamos este parágrafo, que sintetiza a ideia central do texto:

A conquista bem-sucedida do território da Sony pela Apple pode ser vista como a evidência final de que a companhia de Cupertino é o que Alan Deutschmann

Autor(a) convidado(a)

chama de “sucessora espiritual” da Sony. “Com Jobs, a Apple tem o tipo de paixão por design e inovação que a Sony tinha em seus áureos tempos”, disse. “Tudo o que ela faz é ‘a melhor coisa que já fizemos’, algo que vai ‘mais uma vez mudar o mundo’. E, recentemente, na maioria das vezes ela acerta.”

É uma leitura fantástica, que fala sobre o passado das duas companhias, da obsessão que Jobs tinha pelos produtos da Sony, da disciplina para dizer “não” e da filosofia zen Ma (間), que tem tudo a ver com o design Apple-like e que parece ter sido esquecida pela companhia japonesa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisa mostra que usuários de iPhones ficam pelo menos 84 minutos por dia usando apps

Próx. Post

Google anuncia evento de demonstração do Android 3.0 Honeycomb para o dia 2 de fevereiro

Posts Relacionados