O melhor pedaço da Maçã.

Estúdios tentam combater pirataria de filmes usando a iTunes Store de uma forma inusitada

Black Swan

Você já parou pra se perguntar como pode um filme que mal chegou aos cinemas poder ser encontrado em DVDs piratas ou torrents? Não estou falando daquelas tosqueiras gravadas em algum cinema russo com pessoas passando na frente da tela, mas de versões de estúdio, perfeitas. Acontece que dezenas de milhares de discos são enviados para avaliadores, como os membros da Screen Actors Guild, e muitas vezes cópias caem nas mãos erradas.

Publicidade

Pôsteres de filmes

Para tentar combater isso, alguns estúdios estão recebendo uma mãozinha de ninguém menos que a Apple: em vez de receber DVDs, agora as pessoas que precisam avaliar filmes os recebem via streaming através da iTunes Store, como se fosse um aluguel, conta o LATimes.com. Fox Searchlight, Paramount Pictures, Focus Features e outros estúdios já estão testando esse sistema de distribuição, enviando filmes como Black Swan, The Fighter e The Kids Are All Right através da loja da Apple. Não só esse sistema é mais seguro (por enquanto), como é mais barato — e consideravelmente mais prático, se levarmos em conta que já se cogitou até usar DVD players especiais com sistemas de proteção contra cópia muito mais severos que os em uso no mercado.

Warner Bros. e Sony Pictures já têm um sistema similar para eliminar o uso de mídias ópticas em circunstâncias como exibições para pessoal de companhias aéreas, hotéis e revendedores: exibição através de um website seguro. Dentro de um ano o uso de DVDs já poderá ser abolido pela Sony.

Publicidade

Só uma coisa ainda está no caminho dessa mudança na indústria do cinema: nem todos os cineastas ou especialistas vão ficar muito animados em ter que assistir a um filme na tela de um computador, em vez de em um telão. Não sei quanto à história de sites seguros, mas foi para resolver esse tipo de situação que inventaram o Apple TV — ponto pra distribuição via iTunes Store.

[via iLounge]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aparentemente, buraco misterioso encontrado em cases do iPad 2 não é para cartões SD

Próx. Post

Rovio anuncia Angry Birds Rio, uma mistura de jogo e filme que trará as aves irascíveis ao Brasil

Posts Relacionados