Agência finlandesa não está nada satisfeita com a baixa tolerância do iPhone ao frio

iPhone 4 congelado

Aqui no Brasil, somente que vive nas serras da região Sul pode cogitar a possibilidade de um gadget enfrentar uma temperatura abaixo de zero. Nos Estados Unidos, por outro lado, isso pode acontecer em boa parte do país durante o inverno. Na Finlândia, então, nem se fala. Diante disso, será razoável a Apple garantir o funcionamento do iPhone só até o 0ºC? Uma agência finlandesa acredita que não.

iPhone 4 congelado

Mesmo com a letra miúda nos manuais e o aviso no Apple.com, o órgão de defesa do consumidor no país acredita que todos os usuários que se julgarem prejudicados por essa limitação do iPhone têm o direito de receber seu dinheiro de volta. O motivo para isso é a expectativa de que o aparelho funcione sob uso normal — e atender uma ligação no meio da rua durante o inverno definitivamente se enquadra na definição de “normalidade” (o fato de a temperatura ser -20ºC na Finlândia é um detalhe).

Para eximir a Apple dessa responsabilidade, os funcionários das lojas que vendem iPhones deveriam mencionar explicitamente que o aparelho pode não funcionar a temperaturas negativas. Por conta disso a agência pretende inquirir a Maçã sobre como seu pessoal é treinado e sobre a resistência do smartphone ao frio extremo. Eu me pergunto se os telefones da Nokia resistem ao congelamento…

Recentemente comentamos o caso de uma consumidora norueguesa cujo iPhone morreu tragicamente após ser exposto ao frio. Hora do “Frozengate”?

[via 9 to 5 Mac]

Posts relacionados

Comentários