Imagine a seguinte situação: você é um desenvolvedor que acaba de entrar na Mac App Store e, depois de alguns dias, descobre que há um jogo idêntico ao seu (não “parecido” ou “inspirado”, mas “com quase exatamente o mesmo código”) sendo vendido por 20% do preço. Foi o que aconteceu com a Wolfire Games e seu jogo de ação chamado Lugaru HD [US$10; 34,2MB]. Usando praticamente o mesmo título (apenas “Lugaru”, sem “HD”) e os mesmos nomes dos personagens, um outro indivíduo enviou um código copiado para a Apple, foi aprovado e está há quase uma semana na loja.
Verdadeiro | Cópia |
Os responsáveis pelo que a Wolfire chama de “falsificação” dizem ter “todo o direito” de vender o jogo da empresa, pois teriam uma licença os autorizando a redistribuir o game de graça ou não. O código fonte de Lugaru foi publicado em maio de 2010, mas a Wolfire frisa que “código aberto” não é necessariamente sinônimo de “gratuito” e que a licença dessa distribuição não permitia revenda, apenas uso pessoal ou distribuição gratuita.
A postura da Apple diante de infrações de copyright é bastante conhecida: ela só se mexe se alguém reclamar. O problema é que a Wolfire já reclamou (duas vezes) e ainda não aconteceu nada, tanto que ambos os games continuam à venda. Apesar de muitas histórias de sucesso já terem sido contadas por aqui, este é o segundo pesadelo gerado pelo ritmo de funcionamento “particular” (para não dizer “lento”) na loja da Maçã, sem falar no caso dos filmes russos sendo vendidos para iOS.
É o tipo de coisa que se espera de uma página obscura da internet, e não das lojas da Apple. 🙁
[via Kotaku]