O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor encontra um clone de seu jogo sendo vendido na Mac App Store

Ícone do Lugaru HD

Imagine a seguinte situação: você é um desenvolvedor que acaba de entrar na Mac App Store e, depois de alguns dias, descobre que há um jogo idêntico ao seu (não “parecido” ou “inspirado”, mas “com quase exatamente o mesmo código”) sendo vendido por 20% do preço. Foi o que aconteceu com a Wolfire Games e seu jogo de ação chamado Lugaru HD [US$10; 34,2MB]. Usando praticamente o mesmo título (apenas “Lugaru”, sem “HD”) e os mesmos nomes dos personagens, um outro indivíduo enviou um código copiado para a Apple, foi aprovado e está há quase uma semana na loja.

Publicidade
Ícone do Lugaru HD

Verdadeiro

Ícone do Lugaru ilegal

Cópia

Publicidade

Os responsáveis pelo que a Wolfire chama de “falsificação” dizem ter “todo o direito” de vender o jogo da empresa, pois teriam uma licença os autorizando a redistribuir o game de graça ou não. O código fonte de Lugaru foi publicado em maio de 2010, mas a Wolfire frisa que “código aberto” não é necessariamente sinônimo de “gratuito” e que a licença dessa distribuição não permitia revenda, apenas uso pessoal ou distribuição gratuita.

A postura da Apple diante de infrações de copyright é bastante conhecida: ela só se mexe se alguém reclamar. O problema é que a Wolfire já reclamou (duas vezes) e ainda não aconteceu nada, tanto que ambos os games continuam à venda. Apesar de muitas histórias de sucesso já terem sido contadas por aqui, este é o segundo pesadelo gerado pelo ritmo de funcionamento “particular” (para não dizer “lento”) na loja da Maçã, sem falar no caso dos filmes russos sendo vendidos para iOS.

Publicidade

É o tipo de coisa que se espera de uma página obscura da internet, e não das lojas da Apple. 🙁

[via Kotaku]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Representante da Apple se reuniu com Paulo Bernardo, ministro das Comunicações

Próx. Post

Infográfico: Apple detém 99,4% dos downloads de apps, 27,9% de market share em smartphones

Posts Relacionados