O melhor pedaço da Maçã.

IDC: Apple se tornou a segunda maior fabricante de smartphones no quarto trimestre de 2010

Já tínhamos visto os números do IDC em relação ao mercado geral de celulares, mas hoje a firma de análise de mercado liberou dados focados na performance de smartphones, tanto ao longo do último trimestre de 2010 quanto no decorrer do ano inteiro.

Publicidade

Mercado de smartphones no Q4 2010 - IDC

Tomando como base os três últimos meses do ano passado, a Apple se tornou a segunda maior fabricante de smartphones no mundo, ficando atrás apenas da Nokia. Segundo a IDC, as duas empresas tiveram market share de, respectivamente, 16,1% e 28%. A Research In Motion ficou na terceira posição, com 14,5% de participação, sendo seguida por Samsung e HTC, com 9,6% e 8,5%. Vale notar que as duas fabricantes que usam o Android tiveram um impressionante crescimento de três dígitos em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o mercado como um todo cresceu 87,2%.

Mercado de smartphones no Q4 2010 - IDC

Levando em consideração o ano de 2010 inteiro, a Apple ficou na terceira posição geral, com 15,7% das unidades de smartphones vendidas. As duas fabricantes mais tradicionais do setor, Nokia e RIM, ficaram com as primeiras posições, tendo 33,1% e 16,1% de market share. Novamente, Samsung e HTC registraram os maiores crescimentos, abarcando 7,6% e 7,1% das vendas.

Publicidade

De uma forma geral, podemos afirmar que estes números apontam uma situação curiosa: no mercado de smartphones, os maiores perdedores também saíram ganhando. Com a migração em massa de usuários de celulares comuns para aparelhos inteligentes, até mesmo as empresas que veem uma redução em seu market share estão crescendo — só que num ritmo menor que o do mercado.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS identifica apps já comprados no iPhone, poderá em breve suportar updates pagos

Próx. Post

Correio Braziliense e Brasil Econômico chegam ao iOS

Posts Relacionados