O melhor pedaço da Maçã.

Será que apps vão precisar de modificações para rodar em iPhones 4 CDMA?

iPhone 4 grandão da Verizon Wireless

Quem não se lembra do primeiro comercial do iPhone em que AT&T e Verizon Wireless apareceram lado a lado, dançando num balé de apps ao som de Danúbio Azul? A mensagem do vídeo de 30 segundos é clara: o mesmo gadget e os mesmos apps, só que em uma operadora diferente.

Publicidade

YouTube video

Segundo uma reportagem da ZDNet, porém, o iPhone 4 CDMA poderá requerer apps modificados para funcionar perfeitamente. Isso é dito com base na experiência da desenvolvedora Telenav, que criou um app de navegação veicular para a AT&T e acaba de lançar uma versão adaptada para o aparelho da Verizon.

Numa história mal contada e pobre em detalhes, a Telenav teria dito que o app requereu modificações para funcionar com o novo hardware (lembre que, por trás do lindo vidro escuro, as peças são diferentes), só que não especificou detalhes das alterações necessárias.

Publicidade

Chamando essa situação de “FUD”, o pessoal do TechCrunch destacou uma coisa importante, a respeito dos apps da Telenav: eles usam um sistema de cobrança atrelado à conta telefônica do usuário. Isso certamente é um empecilho grande o suficiente para que o app precise ser adaptado para um iPhone vendido pela Verizon, mas dificilmente envolve alguma questão de hardware.

Qual o ponto de referência mais confiável para avaliar se o iOS vai começar a sofrer fragmentação nos Estados Unidos? Saber se algum app inalterado deixa de funcionar no iPhone 4 CDMA. Tirando esse caso da Telenav, que usa um sistema de cobrança bem específico e atrelado ao sistema da AT&T, todos os demais (inclusive os que fazem uso de GPS, como foursquare e afins) parecem ok.

Seria fato ou ficção, esse papo de fragmentação na plataforma iOS? Eu aposto em “ficção”, até que se prove o contrário com um app independente das operadoras.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple mantém liderança na venda digital de filmes dentro dos Estados Unidos

Próx. Post

Versão Golden Master do Xcode 4 abandonou o suporte ao OS X 10.5 SDK

Posts Relacionados