O pessoal do TechCrunch andou fazendo perguntas entre desenvolvedores de apps para iOS e uma coisa desagradável veio à tona: os iAds estão perdendo tração, como se os contratos que expiraram no início do ano não estivessem sendo renovados.
Claro, as pessoas contatadas falaram na condição de permanecerem anônimas, pois sabemos muito bem que não é saudável contrariar a Apple.
O sintoma mais preocupante foi a queda repentina na taxa de preenchimento de iAds: dois desenvolvedores relataram uma bela queda, de 18% para 6%. Apps mais recentes não saíram do zero, em alguns casos — algo preocupante, dado que o normal para outras redes é ficar perto de 100%.
Dado que acabamos de sair de uma temporada movimentada, o motivo para esse esmorecimento pode muito bem ser sazonal. Preocupante é se o produto da Apple (publicidade móvel de alto nível) simplesmente estiver sendo rejeitado pelo mercado: a ideia de investir em propaganda para gadgets montanhas de dinheiro que seriam dedicadas a campanhas para a TV deve ter sido novidade demais para os clientes.
Não é à toa que a Maçã tem tentado despudoradamente mostrar as qualidade de sua criação.